Rhodiola Rosea é uma erva encontrada em grandes altitudes em áreas de clima frio da Ásia e do norte da Europa. Embora tenha sido utilizado por muitos anos para beneficiar a energia física, humor e desempenho mental, recentemente começou a ser comercializado como suplemento para auxiliar na perda de peso. Saiba mais sobre a Rhodiola e suas propriedades adaptotegênicas para entender como ela funciona. Note que a Rhodiola não se destina a tratar ou curar qualquer doença, e você deve consultar um médico se você tiver quaisquer condições médicas potencialmente conflitantes.
Rhodiola rosea pertence a uma classe de substâncias vegetais conhecidas como adaptogens. Esses fitoquímicos têm a capacidade de aumentar a capacidade do corpo de se adaptar ao estresse. Os ingredientes ativos em Rhodiola incluem rosavina, rosarina, colofónia e salidroside, os principais componentes de suas propriedades adaptogênicas. Os impactos positivos do Rhodiola no estresse também beneficiam sua energia, humor, atividade e concentração. Além disso, Rhodiola contém numerosos antioxidantes para impulsionar o sistema imunológico, e foi proposto para ajudar a regular a pressão arterial e promover a saúde cardiovascular.
Rhodiola rosea tem sido estudada em relação ao seu efeito no desempenho do exercício. aumentando a produção de energia. Rhodiola tem a capacidade de aumentar a produção de ATP - a principal fonte de energia, e aumentando essa capacidade em períodos de coação física. Rhodiola também foi mostrado para aumentar a energia e combater a fadiga, elevando os níveis de glicogênio muscular durante o exercício. O glicogênio é uma fonte primária de energia para atividades anaeróbicas, como o treinamento de resistência. Também reduziu significativamente o acúmulo de ácido láctico, uma importante fonte de cãibras musculares e desconforto. Ao melhorar o gasto energético global, a Rhodiola contribui para um maior número de calorias queimadas e, assim, melhora a eficácia de um único treino. Também aumenta a produtividade ao longo do dia, e pode aumentar a sua taxa metabólica de repouso. Stress
Stress é uma reação natural do corpo, e um essencial para a sobrevivência. O aparecimento de estresse sinaliza uma liberação de epinefrina, uma substância química adrenal que estimula uma variedade de respostas do sistema nervoso para preparar o corpo para uma crise iminente. Algumas delas incluem aumento da pressão arterial, dilatação da pupila e melhor percepção e concentração. Embora isso possa não ser necessariamente uma coisa negativa, um uso excessivo desse sistema pode fazer com que o corpo se torne menos receptivo a essas mudanças e se torne cansado e "esgotado". Muitas vezes, isso se manifesta em uma série de capacidades físicas e mentais negativas, mais comumente fadiga, ansiedade e depressão. As propriedades adaptogênicas de Rhodiola auxiliam o corpo a lidar com essas tensões e podem até mesmo curar alguns dos danos de décadas de reações indevidas. Rhodiola permite-lhe manter a calma e reduzir a ansiedade que normalmente resulta de um estilo de vida estressante. Além disso, ao auxiliar na regulação do estresse e da fadiga, a Rhodiola demonstrou aumentar o desempenho mental e a capacidade de cálculo, concentração e memória de curto prazo. Rhodiola também contém antioxidantes para impulsionar o sistema imunológico e pode ajudar a regular a pressão arterial, auxiliando na saúde cardíaca.
Mood
Rhodiola tem sido recomendada para tratar sintomas de depressão devido à sua capacidade de auxiliar na regulação. e produção de níveis de serotonina e dopamina no cérebro. A serotonina é um químico natural responsável por regular sentimentos de felicidade, atividade e apetite. Depressão é tipicamente caracterizada por um desequilíbrio neste produto químico. A Rhodiola pode melhorar o transporte de precursores de serotonina através da barreira hematoencefálica e, assim, aumentar a disponibilidade de serotonina no cérebro. A Rhodiola também trabalha para bloquear a quebra da serotonina, inibindo a enzima COMT. Isso garante que a serotonina permaneça não ligada no cérebro por um período prolongado, melhorando muito o humor e a concentração. As propriedades adaptogênicas aumentam ainda mais esses benefícios ao humor e à energia.
Dose
Os suplementos à Rhodiola rosea são normalmente vendidos como cápsulas de 100 mg cada. A dose recomendada é de uma ou duas cápsulas por dia para início. Uma dose deve ser consumida ao acordar e a outra no início da tarde. Tomar uma dose tarde demais pode afetar os padrões de sono devido ao aumento de energia resultante. O Rhodiola deve ser usado em conjunto com uma dieta saudável, reduzida em calorias, para perda de peso e muito exercício para alcançar resultados completos.