Anúncios de picolinato de cromo frequentemente afirmam que ele ajuda a diminuir o apetite e ajuda na perda de peso. É comumente usado em conjunto com programas de perda de peso para reduzir os desejos e ajudar os dietistas a manter um regime de calorias restrito. Algumas evidências sugerem que o cromo pode ajudar a reduzir o apetite, o que pode ajudar na perda de peso, mas ainda não está claro como ele funciona. Pode causar efeitos colaterais, então fale com o seu médico antes de usá-lo.
O que é
O cromo é um mineral que o corpo precisa em pequenas quantidades. Alimentos como carne, grãos integrais e certas frutas e vegetais, como brócolis, batatas e uvas, contêm cromo. No entanto, as quantidades nos alimentos são tipicamente pequenas - menos de 2 microgramas por porção. Embora uma dose diária recomendada não tenha sido estabelecida, 25 a 35 microgramas para mulheres e homens com menos de 50 anos são considerados adequados. O cromo ajuda o corpo a quebrar os carboidratos, gordura e proteína, componentes dietéticos cruciais. Também ajuda o corpo a usar o hormônio insulina redutor de açúcar no sangue de forma eficaz.
Eficaz na redução do apetite
O cromo é usado tanto em prescrição ou sob a forma de balcão, conforme indicado por um médico. É comum tomá-lo em uma dose ou em três doses divididas antes das refeições diárias. Pesquisadores descobriram evidências clínicas de que o picolinato de cromo reduz a ingestão de alimentos, a fome e os desejos, relata um artigo publicado na edição de outubro de 2008 da revista Diabetes, Technology and Therapeutics. No entanto, a diminuição da fome não resultou em perda de peso significativa. Os autores revisaram um estudo envolvendo 42 mulheres com sobrepeso com desejos de carboidratos que tomaram picolinato de cromo por oito semanas. Mais estudos são necessários para avaliar o benefício do cromo para a redução do apetite.
Como funciona
Cientistas ainda não chegaram a uma conclusão sobre como o cromo reduz o apetite, no entanto, pode envolver seu efeito sobre o açúcar no sangue . Um estudo envolvendo comedores compulsivos com excesso de peso relatou que o cromo ajudou a regular a glicose e reduziu significativamente o açúcar no sangue em jejum. O estudo foi publicado na edição de julho de 2013 do Journal of Psychosomatic Research. Manter o nível de açúcar no sangue estável desempenha um papel na prevenção dos desejos. Quando o açúcar no sangue está fora de sintonia, é mais provável que você fique com fome.
Tome precaução O crómio é considerado seguro, no entanto, existem relatos raros de efeitos adversos graves. Rins e danos no fígado associados à suplementação de cromo foram relatados. Além disso, o cromo pode interagir com certos medicamentos, então repasse todos os medicamentos que você toma com seu médico. Por exemplo, os suplementos de cromo podem interferir na absorção de medicamentos e antiácidos da tireoide, e podem aumentar a eficácia dos medicamentos para diabetes.