Redux (cloridrato de dexfenfluramina) foi um auxiliar de perda de peso popular prescrito para pacientes com sobrepeso moderadamente obesos. Popular na década de 1990, Redux causou perda de peso, aumentando os níveis de serotonina no cérebro, reduzindo assim o apetite. Apesar de seus possíveis benefícios, o Redux foi retirado do mercado devido a seus efeitos colaterais, que incluem danos na válvula do coração e outras condições fatais. Aprendendo sobre a história do Redux para perda de peso ajuda a destacar os riscos potenciais do uso de drogas para perder peso.
Usos
Redux foi um inibidor de apetite usado frequentemente em conjunto com o estimulante fentermina e composta por uma metade a droga da dieta comumente chamada Fen-Phen. Em combinação com dieta e exercício, Redux foi promovido como um inibidor de apetite oral que poderia ajudar a reduzir a ingestão calórica e levar à perda de peso.
Farmacologia
Redux afeta principalmente a serotonina - um neurotransmissor que regula o sono, humor e apetite. Segundo a revista Time, Redux estimula a produção de serotonina, criando assim a sensação de satisfação e plenitude.
Infelizmente, foi o efeito da droga sobre a serotonina, que provavelmente foi responsável por seus efeitos colaterais perigosos. A American Heart Association afirma que o aumento da serotonina causada por Redux é o culpado por hipertensão pulmonar primária e danos nas válvulas cardíacas em pacientes que tomam a droga.
Efeitos colaterais
Redux e outras drogas contendo fenfluramina são agora conhecidos causar efeitos secundários graves e potencialmente fatais. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, fenfluramina e seus derivados são potentes fatores causais na valvopatia mitral e aórtica.
Hipertensão pulmonar primária - uma doença caracterizada por pressão alta nas pequenas artérias dos pulmões - foi também associado ao uso do Redux. Alguns pacientes também experimentaram sintomas graves relacionados ao humor, como depressão e ansiedade.
Fenpuramina foi aprovado para uso em os EUA em 1973. Devido a uma alta incidência de efeitos colaterais como a depressão, era raramente usado até a década de 1980, quando foi sugerido que a droga fosse tomada em combinação com fentermina para combater os efeitos colaterais.
Depois de ser vista como uma droga milagrosa em meados dos anos 90, foram relatados efeitos colaterais graves relacionados ao coração em pacientes que tomam a droga, fazendo com que a fenfluramina e seus derivados sejam retirados do mercado.
A crença de que a perda de peso pode ser alcançada com pouco ou nenhum esforço pode levar a conseqüências perigosas, como comprovado por Redux. Até o momento, uma combinação de alimentação saudável e exercício físico é o único método comprovadamente seguro e eficaz para o controle de peso a longo prazo. Aprender sobre a história de remédios como o Redux ajuda a lembrar os consumidores sobre os riscos potenciais de depender de medicamentos para perder peso.