O primeiro passo para identificar a sua perda de peso inexplicável é visitar o seu médico de cuidados primários para descartar quaisquer possíveis doenças. Depois de doenças graves, como o câncer, terem sido excluídas, é seguro apostar que sua perda de peso está relacionada ao estresse. O estresse pode ser causado pelo trabalho, pela vida doméstica, por relacionamentos particulares ou até mesmo por um evento passado. O estresse pode desencadear certas substâncias químicas no cérebro que podem exacerbar e acentuar o estresse e seus efeitos.
O Centro de Inovação em Aprendizagem Científica (CISL) do Instituto Franklin, na Filadélfia, Pensilvânia, explica que o estresse é "not as innocuous as it seems.", 3, [[Quando você está estressado, certos produtos químicos são liberados que viajam por todo o corpo. O primeiro sistema para responder a algo estressante é seus nervos simpáticos. Por sua vez, quando o evento que causou o estresse é removido, o sistema nervoso parassimpático entra em ação para ajudar o cérebro a relaxar. O problema com este cenário é que as substâncias químicas do estresse permanecem agressivamente móveis dentro do cérebro e podem realmente matar as células em partes específicas do seu cérebro necessárias para lembrar e absorver informações necessárias.
Considerações
Stress e depressão são intimamente ligados em que ambos podem envolver perda de peso inexplicável. Muitas vezes as pessoas que estão deprimidas simplesmente param de comer. Outras doenças que podem causar perda de peso inexplicável e estão ligadas a uma sobrecarga de hormônios do estresse são um sistema imunológico comprometido, artrite reumatóide ou doenças gastrointestinais.
Conceitos errados
O estresse faz parte da vida e, de acordo com a saúde mental America.org, a maioria das pessoas experimenta estresse de ocorrências cotidianas. O estresse pode ser causado por coisas simples; nem sempre há um evento dramático. Ruídos altos, ser apanhados em um engarrafamento, crianças agitadas - tudo pode afetar seu sistema nervoso. A chave para combater o estresse é aprender a controlá-lo antes que ele se manifeste como uma doença fisiológica. Algumas das maneiras de lidar com o estresse são exercícios regulares, utilizando métodos de relaxamento como yoga e respiração profunda, permanecendo socialmente ativos, minimizando o uso de álcool e mantendo o peso baixo.
Prevenção /Solução
Desde o estresse pode fazer com que algumas pessoas percam o apetite, a melhor coisa a fazer, de acordo com o site Women'sHealth, é encontrar os tipos certos de alimentos que ajudam a combater o estresse. Alguns desses alimentos são: amêndoas, nozes, pistache, abacate, aveia, laranja, salmão e espinafre. Todos esses alimentos carregam antioxidantes, aumentam a serotonina ou são embalados com vitamina C, magnésio ou ácidos graxos ômega-3. Estes são todos bons comestíveis que ajudam a acalmar seu cérebro e aliviar o estresse.