Conhecido principalmente por suas propriedades anti-inflamatórias, o grupo de enzimas extraídas de abacaxi é chamado de bromelina. Algumas pessoas tomam bromelaína para aliviar a indigestão ou reduzir o inchaço associado a lesões, sinusite ou artrite. Você pode ver pílulas de abacaxi ou bromelaína tidas como suplementos de perda de peso, mas há poucas evidências para apoiar seu uso como auxiliares de dieta. Sempre pergunte ao seu médico antes de tomar novos suplementos.
As pílulas
Bromelaína é extraído do suco e haste de abacaxi, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Descoberto pela primeira vez por cientistas há cerca de 100 anos, a bromelina é uma coleção de enzimas encontradas especificamente no abacaxi. As enzimas digerem proteínas e são uma terapia tradicional para a indigestão, entre outros problemas de saúde. Os suplementos de bromelaína são considerados mais terapêuticos do que o abacaxi inteiro, porque os extratos são mais concentrados do que no fruto inteiro. Procure por suplementos de bromelina em forma de cápsula ou comprimido.
The Theory
Os fabricantes de pílulas de abacaxi, que também são vendidos como bromelina, bromelina ou bromelina, afirmam que o suplemento ajuda na perda de peso. Um fabricante anuncia que as pílulas ajudam as pessoas a perder peso, reduzindo o apetite, aumentando a energia, aumentando o metabolismo e direcionando as células de gordura na região abdominal. Segundo a Sociedade Americana do Câncer, os defensores da bromelina para perda de peso acreditam ser um queimador de gordura que elimina a necessidade de dieta ou exercícios.
Evidências
As alegações de que a bromelaína ajuda as pessoas a perder peso voltam a pelo menos até 1995, observa o médico Stephen Barrett no site Quackwatch.org. Barrett relata que não há evidências para mostrar que os abacaxis ou suas enzimas extraídas têm propriedades de queima de gordura. Embora algumas evidências sugiram que a bromelaína ajuda na digestão, sua utilidade está relacionada à diminuição da azia ou da diarréia, em vez de promover a eliminação, o bloqueio da gordura, o metabolismo acelerado ou características semelhantes associadas aos suplementos para perda de peso. De acordo com a American Cancer Society, nenhuma evidência suporta atualmente o uso de bromelina para ajudar na perda de peso.
Riscos
Embora a bromelain seja geralmente considerada segura, ela pode interagir negativamente com alguns medicamentos, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. As pessoas que tomam um anticoagulante não devem tomar bromelaína. O suplemento pode amplificar as características anticoagulantes do medicamento de prescrição, causando sangramento ou hematomas. A bromelaína também pode aumentar perigosamente o impacto de sedativos e antibióticos.
Alternativas
Dieta e exercício continuam a ser uma solução de perda de peso mais confiável do que as pílulas de dieta vendidas sem receita. Dos suplementos naturais atualmente disponíveis, o ácido linoléico conjugado, ou CLA, pode ser seguro e eficaz, relata o Centro Médico da Universidade de Maryland. Nos testes iniciais, o CLA parece promover a massa muscular magra e reduzir a gordura, no entanto, mais testes são necessários antes de poder ser chamado de auxílio dietético. Outras ervas ou suplementos podem desempenhar um papel na promoção da perda de peso, mas devem ser tomadas somente depois de explorar os riscos de efeitos colaterais com o seu médico. Estes produtos naturais incluem cápsulas de chá verde, para aumentar o metabolismo e queimar gordura; pimenta caiena ou cápsulas de capsaicina, para queimar gordura; psyllium, para promover uma sensação de plenitude; cálcio e vitamina D, especialmente para mulheres mais velhas que tentam perder peso; e zinco, para aumentar a massa muscular magra.