O ácido linoléico conjugado, ou CLA, é uma gordura natural encontrada em grandes quantidades em certos alimentos. Tornou-se um suplemento dietético popular para seus benefícios relatados como uma ajuda para perda de peso. O CLA também tem sido pesquisado por seu papel na prevenção do câncer.
O CLA é criado nos intestinos de animais em pastejo, particularmente em vacas. Bactérias que existem nesses animais interagem com ácidos graxos ômega-6, fazendo modificações para eles. O CLA é, portanto, uma forma modificada do ácido graxo ômega-6. Ocorre em quantidades especialmente altas em carne e leite. Muitos fabricantes de suplementos vendem CLA, alegando que reduz a gordura corporal e promove o crescimento muscular. Embora não existam agências reguladoras que os suplementos de teste para verificar tais alegações, não há uso pesquisa limitada apoio de CLA na perda de peso.
Weight Loss Research
Vários estudos têm sido realizados sobre a eficácia do CLA como uma ferramenta na redução de peso. Uma meta-análise de 2007 publicado no “American Journal of Clinical Nutrition” revisada 18 estudos CLA, concluindo que o CLA, quando tomado na dose de 3,2 gramas por dia, pode trazer uma pequena diminuição da gordura corporal. "Nutrição" descobriu que 12 semanas de suplementação de CLA em indivíduos chineses com sobrepeso resultaram em menor peso, sem efeitos adversos. Nem todos os estudos concluíram que o CLA é eficaz. Um estudo de 2003 publicado no “Journal of Lipid Research” concluiu que a suplementação de CLA não tem efeito sobre a perda de peso em humanos.
Prevenção do Câncer
Um artigo publicado em 1994 “Cancer”, observa que o CLA é um poderoso anti-carcinogênico, com eficácia no tratamento de tumores. O artigo também afirma que o CLA é único porque suas propriedades de combate ao câncer estão presentes em níveis de consumo alimentar normal. Um artigo de 2005 publicado em “Critical Reviews in Food Science and Nutrition” observa que as propriedades anti-tumorais do CLA são de interesse especial e que o CLA suprime o desenvolvimento de câncer em níveis dietéticos relativamente baixos. Um estudo de 2006 publicado no “British Journal of Nutrition”, descobriu que CLA pode funcionar melhor quando combinada com outros ácidos graxos presentes na carne.
Dosagem e Segurança
NYU Langone Medical Center observa que doses normais CLA variam de 3 a 5 gramas por dia. O centro também recomenda a compra de uma marca respeitável para evitar contaminantes. Embora a suplementação de CLA em geral parece ser seguro, o estudo de 2003 no “Journal of Lipid Research”, observou que suplementos de CLA “pode realmente ter efeitos adversos sobre a saúde humana.” CLA que vem de alimentos, no entanto, não faz com que esta preocupação