A ioimba é a casca da planta Pausinystalia yohimbe, uma árvore perene nativa da África ocidental. A ioimba é usada às vezes por atletas e levantadores de peso, que acreditam que ela pode melhorar o desempenho, promover o metabolismo da gordura e ajudar a construir massa muscular magra. No entanto, o Blue Shield Complementary e Alternative Health observa que estudos clínicos humanos que investigam a eficácia da yohimbe para perda de peso e melhor desempenho atlético estão faltando. Yohimbe pode ser tóxico se tomado em excesso. Você só deve usar ioimba sob a supervisão de um médico.
Usos tradicionais
A ioimba tem sido usada na África Ocidental para uma infinidade de condições, incluindo tosse, lepra, angina e hipertensão. Também tem sido empregado como anestésico local e afrodisíaco e empregado ritualmente como alucinógeno. A ioimba, que aumenta o fluxo sangüíneo, é freqüentemente usada para melhorar a função sexual masculina.
Constituintes Yohimbe
O principal constituinte ativo da casca da ioimba é um alcaloide chamado ioimbina. O Drugs.com, que fornece informações médicas revisadas por pares aos consumidores, atribui à ioimbina efeitos vasodilatadores, e diz que aumenta a produção de norepinefrina e epinefrina, além de elevar a pressão arterial e acelerar a frequência cardíaca. A BSCAH concorda que a ioimba estimula o sistema nervoso e diz que também promove a liberação de gordura das células e reduz o apetite.
Pré-treino
Gina Paulhus, personal trainer certificada em Newburyport, Massachusetts, EUA. recomenda yohimbe para promover a perda de gordura e reduzir a celulite. Paulhus aconselha tomar yohimbe por via oral ou aplicá-lo como um creme tópico 20 minutos antes do exercício cardiovascular, e diz que a erva deve ser tomada com o estômago vazio para obter melhores resultados. Se você deve comer depois de tomar yohimbe, Paulhus aconselha comer proteína magra sobre hidratos de carbono. Em um estudo de 2006 publicado no "Research in Sports Medicine", os pesquisadores descobriram que a ioimbina diminuiu significativamente a gordura corporal em atletas de elite , mas não afetou desempenho atlético de qualquer maneira. Outros estudos, no entanto, mostraram pouco efeito sobre a gordura corporal. Mais estudos são necessários sobre o efeito da yohimbe na composição corporal e desempenho atlético.
Considerações sobre segurança
Segundo a BSCAH, 15 a 30 mg de yohimbe é uma quantidade diária segura, mas você não deve tomar a erva se você tem um distúrbio renal, úlcera péptica, ansiedade, transtorno do pânico ou hipertensão. A ioimba pode causar náusea, tontura e nervosismo. Paulhus diz que uma dose pré-treino de duas cápsulas de ioimba de 8 mg - ou um total de 16 mg - é apropriada para uma dose de 160 lb. pessoa. A BSCAH adverte contra a combinação da ioimba com alimentos que contêm quantidades elevadas de tirosina - como queijo, vinho tinto e fígado - e adverte que a ioimba pode interagir com antidepressivos e outros medicamentos prescritos. Não tome yohimbe se estiver grávida ou a amamentar.