Hoodia
Um cacto nativo do deserto do Kalahari, a planta hoodia é usado como um redutor de fome e sede por os nativos da área. Durante longas viagens de caça, os bosquímanos carregavam consigo um pedaço da planta como seu único sustento por vários dias, alegando que eliminava a necessidade de transportar reservas volumosas de comida e água. No Ocidente, o hoodia é vendido como um auxiliar na perda de peso - pedaços da planta são secos, moídos e capsulizados para suplementação oral.
Evidence
Os poucos estudos que "comprovaram" os efeitos do hoodia foram patrocinados pelas empresas que fabricam os suplementos, por isso não são considerados fontes confiáveis. Em julho de 2010, o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa determinou que não havia nenhuma prova confiável até aquele ponto que o hoodia funciona ou é seguro. Evidências anedóticas de gerações de nativos do Kalahari não podem ser aplicadas com precisão ao uso de hoodia ocidental porque a erva é pulverizada em forma de suplemento e não oferece nenhum valor nutricional. Em contraste, os bosquímanos comeram a planta como fonte de alimento - como suculenta, a planta tem um alto teor de água e pelo menos algum valor nutricional que pode ter servido para afastar a fome e a sede, ainda que temporariamente.
Como hoodia não tem sido amplamente estudado, não há documentação de efeitos colaterais ou da segurança a longo prazo do suplemento. Os bosquímanos afirmam não sofrer nenhum efeito negativo, mas, por comerem toda a planta, ingeriram uma concentração muito menor de seus ingredientes anatomicamente ativos do que os encontrados nas pílulas de suplementos. Em suplementos de perda de peso, hoodia é geralmente misturado com outras ervas, e são estas ervas que normalmente causam efeitos colaterais. A maioria das pílulas emagrecedoras à base de ervas são combinações de laxantes e diuréticos, portanto você pode sentir micções frequentes, fezes urgentes, desidratação e dor de estômago.
Cuidado
Usar um suplemento inexplorado como o hoodia é feito muito em sua próprio risco. Os suplementos dietéticos não precisam ser aprovados pela Food and Drug Administration dos EUA antes da venda, portanto, não há garantia de que eles sejam seguros ou eficazes. Se um suplemento revelar-se um problema, uma vez que está no mercado, o FDA pode investigar - na verdade, verificou-se que muitos suplementos de hoodia não contêm hoodia em tudo. Considerando a falta de pesquisas sobre a planta, isso pode não necessariamente ser uma coisa ruim.