Sinusite e laringite
Como ocorre com adultos, às vezes o refluxo afeta áreas além do esôfago a cabeça e o pescoço - em crianças. A laringe é a parte da garganta com as cordas vocais, então o ácido refluído pode causar inflamação e voz rouca, bem como tosse e dor de garganta. A inflamação sinusal pode produzir sintomas de pressão facial ou dor, dor de cabeça e sensação de congestão nasal. As crianças com doença de refluxo ácido têm inflamação das cavidades sinusais e da laringe muito mais frequentemente do que os seus pares saudáveis, de acordo com um estudo publicado na edição de março de 2001 da "Gastroenterology."
Pneumonia and Asthma
Recorrente Episódios de pneumonia também podem ser um sinal de doença de refluxo ácido em crianças. O ácido estomacal que volta para o esôfago e chega à garganta pode acabar em estruturas delicadas dos pulmões, irritando o tecido e tornando a infecção mais provável. O refluxo ácido que afeta as vias aéreas pode promover inflamação e restrição associada à asma, que pode ser difícil de controlar. Se uma criança com asma também tem doença de refluxo ácido, pode estar piorando os sintomas da asma, causando mais sintomas noturnos ou a necessidade de esteróides para controlar os sintomas.
Orientações Adicionais
doença do refluxo pode apresentar em uma criança, e as crianças podem experimentar e relatar seus sintomas de forma diferente do que os adultos. Algumas apresentações de refluxo são óbvias e outras não. Se o seu filho tiver queixas contínuas de azia ou gosto amargo na boca, dificuldade em ganhar peso, asma difícil de controlar ou vômitos recorrentes, dor na garganta ou pneumonia, leve-o ao médico. Um médico pode aconselhá-lo sobre a necessidade de testes para diagnosticar a doença e explicar os possíveis tratamentos para aliviar os sintomas que seu filho está sentindo.
Consultor médico: Jonathan E. Aviv, M.D., FACS