O vinagre de vinho tinto, como o nome indica, é feito de vinho tinto que é permitido fermentar até ficar azedo. Os fabricantes então esticam e engarrafam o vinagre, embora às vezes envelheçam mais para amadurecer o sabor. Em alguns casos, o vinagre de vinho tinto é envelhecido por até dois anos. O vinagre de vinho tinto contém pouca gordura, mas adiciona sabor aos alimentos. A alta acidez pode aumentar a produção de ácido estomacal, no entanto, levando a um maior risco de refluxo ácido.
Vinagre e desencadeantes dietéticos de refluxo ácido Determinados alimentos aumentarão o conteúdo de ácido no estômago, incluindo alimentos altamente ácidos, como como frutas cítricas e produtos de tomate. Enquanto vinagres, incluindo vinagre de vinho tinto, não são comumente listados como potenciais desencadeadores de dieta, seu alto teor de ácido significa que você deve ser cauteloso com eles se você sofre regularmente de azia. Em geral, evite alimentos ricos em gordura, bebidas carbonatadas e alimentos condimentados, bem como café, chá forte e chocolate, se você sofre regularmente de refluxo ácido. Porque todo mundo tem diferentes gatilhos de refluxo ácido, alguns alimentos podem ser mais toleráveis do que outros, então tente consumir pequenas quantidades de vinagre de vinho tinto para ver se ele desencadeia azia.
Intolerância a histamina e refluxo ácido
De acordo com Chris Kresser, um especialista em medicina integrativa, vinagres e vinho tinto em si pode desencadear o refluxo ácido devido a uma intolerância à histamina. A intolerância à histamina ocorre quando o organismo tem dificuldade em quebrar a histamina, um composto responsável pelas respostas do sistema imunológico, bem como pela função intestinal. Se você tem uma intolerância à histamina e tem muita histamina no seu sistema, isso pode levar a sintomas que incluem urticária, dores de cabeça, corrimento nasal e refluxo ácido. Porque o diagnóstico de uma intolerância à histamina pode ser difícil, você precisa consultar um profissional médico, tanto para o diagnóstico e sugestões para uma dieta low-histamine.
Benefícios do vinagre de vinho tinto de alta qualidade
Se ácida alimentos como o vinagre de vinho tinto desencadeiam o refluxo ácido, considere a escolha de um vinagre de vinho tinto envelhecido de melhor qualidade. O prolongado tempo de produção leva a um sabor menos aguçado - embora ainda azedo - que pode ser mais tolerável se os alimentos azedos provocam o refluxo ácido. Enquanto vinagres de vinho tinto podem variar de cor de rosa pálido a um profundo, vermelho escuro, vinagres de vinho tinto de alta qualidade terão um sabor bem arredondado que é picante, em vez de afiado e altamente ácido.
Usando Vinagre de Vinho Tinto
O vinagre de vinho tinto é freqüentemente usado em pequenas quantidades, para adicionar um pouco de ácido a molhos e molhos, ou pode ser usado como marinada para carnes. Em quantidades tão pequenas, não pode desencadear o refluxo ácido. Para reduzir o risco de desencadear sintomas de refluxo, não use vinagre de vinho tinto com outros alimentos que são conhecidos por desencadear azia, como cebola, alho ou pimenta. O vinagre de vinho tinto é conhecido por ter benefícios para a saúde, e uma edição de 2005 do "Boletim Biológico e Farmacêutico" incluiu um estudo em animais que encontrou vinagre de vinho tinto, consumido com suco de uva, levando a níveis mais baixos de pressão arterial.