Refluxo ácido, ou DRGE, é o termo usado para descrever a regurgitação do conteúdo estomacal e ácidos do estômago para o esôfago. Também conhecida como azia, esta condição é muitas vezes provocada pela gravidez, graças a um aumento da progesterona, juntamente com a pressão exercida no abdómen por um útero em crescimento. Enquanto o refluxo ácido para muitas mulheres piora progressivamente durante a gravidez, muitos são capazes de controlar os sintomas e até mesmo se livrar deles graças a modificações simples no estilo de vida.
Faça ajustes em sua rotina noturna para ajudar a eliminar sintomas de refluxo ácido que muitas vezes aparecem durante este tempo. Os esforços devem incluir evitar alimentos três a quatro horas antes de ir para a cama e apoiar a cabeça e os ombros nos travesseiros enquanto dorme para ajudar a manter o ácido no estômago onde ele pertence. Eleve a cabeça pelo menos quatro a seis polegadas para obter a máxima eficácia.
Modifique os hábitos alimentares para evitar comer grandes refeições que podem causar acúmulo de ácido. Os médicos aconselham, em vez disso, a comer quatro ou cinco refeições menores ao longo do dia. Além disso, não coma e beba ao mesmo tempo, mas alterne para distribuir o que está sendo ingerido. Semelhante a dicas dadas a mulheres não grávidas que sofrem de refluxo ácido, é aconselhável minimizar alimentos gordurosos ou picantes da dieta, juntamente com bebidas com cafeína, pois estes podem desencadear sintomas de azia. Por último, mas não menos importante, se um determinado alimento parece exacerbar os sintomas de refluxo ácido, remova-o da dieta.
Altere as posições de repouso durante o dia. Se a azia piorar durante o dia, tente sentar-se direito com o corpo ligeiramente inclinado para a frente em vez de reclinado enquanto está sentado. Também evite inclinar-se ao escolher as coisas, pois isso pode colocar pressão adicional sobre o abdômen e aumentar os sintomas de refluxo ácido. Em vez disso, tente dobrar os joelhos e agachar-se. Use antiácidos vendidos sem receita médica em forma líquida ou em tablet para ajudar a reduzir ou eliminar os sintomas de refluxo ácido. Certifique-se de evitar antiácidos contendo magnésio durante o último trimestre da gravidez, pois esse ingrediente pode interferir nas contrações uterinas. Os antiácidos com bicarbonato de sódio também devem ser evitados durante a gravidez, pois podem levar a uma condição conhecida como acidose metabólica, que pode aumentar o potencial de sobrecarga de líquidos tanto no feto quanto na mãe.
com um profissional de cuidados médicos, quando os antiácidos de venda livre e as modificações no estilo de vida não aliviam os sintomas. Pode ser possível tomar bloqueadores de ácido de venda livre. Se estes não funcionarem, seu médico pode prescrever a medicação sucralfato, que tem se mostrado segura e eficaz para mulheres grávidas.
Dica
Evite usar roupas apertadas, como eles podem colocar pressão no abdômen e exacerbar os sintomas de refluxo ácido. Em vez disso, use roupas que se ajustem frouxamente, particularmente ao redor da cintura.
Advertências
Dor, desconforto e dores inesperadas são uma parte comum da gravidez e podem ser difíceis de distinguir dos sintomas de refluxo ácido - particularmente nas primeiras gravidezes. Dito isto, é sempre aconselhável prevenir do que remediar. Consulte o seu médico ou profissional de saúde sobre quaisquer problemas que estejam a ocorrer com a sua gravidez.