O refluxo ácido é uma queixa digestiva comum, muitas vezes causada por desequilíbrio na dieta ou como efeito colateral da obesidade ou da gravidez. Os efeitos calmantes e centralizadores de uma prática suave de yoga combinada com orientações dietéticas yogu podem ajudar a aliviar os sintomas do refluxo ácido; No entanto, nem todas as posturas de yoga são apropriadas para indivíduos que sofrem de refluxo ácido, e somente a ioga pode ser insuficiente para tratar a condição. Indivíduos que sofrem de sintomas de refluxo ácido deve consultar um médico antes de tentar praticar yoga.
O refluxo ácido, também conhecido como doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE, é uma condição em que o ácido do estômago sobe para o esôfago devido a um mau funcionamento da válvula que separa o conteúdo do esôfago e do estômago. Comumente descrita como indigestão ácida, esta condição resulta em uma sensação de queimação crônica na garganta e tórax que é freqüentemente exacerbada por substâncias que incluem álcool, frutas cítricas, cafeína, chocolate, alimentos ricos em gordura e alimentos picantes como alho, cebola e especiarias. O tratamento convencional inclui o uso de antiácidos, medicamentos prescritos e ajustes de estilo de vida e dieta; mas yoga pode complementar essas mudanças para contrariar ainda mais a indigestão e trazer alívio pacientes.
Posturas
De acordo com professor de yoga e colaborador Yoga Journal Barbara Kaplan Herring, certas posturas de yoga promover uma boa digestão e aliviar os sintomas de condições como ácido refluxo. Essas posturas incluem posturas restauradoras, como o abridor de quadris reclinado, tendões apoiados para trás e alongamentos laterais modificados que reduzem a acidez digestiva e aumentam o suprimento de sangue para a região abdominal. Poses específicas para tentar incluir Supta Baddha Konasana, ou reclinada postura Bound-Angle, Supta Sukhasana, ou Reclining Easy Cross Legged pose, e Parsvottanasana, ou Intense Side-Stretch pose.
Contra-indicações
Kaplan Herring sugere que indivíduos que sofrem de queixas digestivas evitam poses de ioga que comprimem a área abdominal, como em pé ou inclinações para a frente sentadas. Inversões completas, como manchetes, também devem ser evitadas, a fim de evitar sintomas como dores de cabeça e vômitos. Finalmente, yoga fisicamente extenuante pode exacerbar os sintomas de refluxo ácido e não deve ser praticado quando os sintomas estão presentes.
Considerações
Embora o yoga pode ser benéfico para as pessoas que lidam com refluxo ácido, não é um tratamento eficaz em si mesmo. Dieta desempenha um papel fundamental na prevenção e controle do refluxo ácido, assim como mudanças de estilo de vida para ajudar a digestão, como comer mais devagar e reduzir o consumo de álcool e cafeína. Lembre-se de que esses fatores são um complemento necessário para a ioga ao buscar alívio dos sintomas de refluxo ácido e considerar consultar um médico ou nutricionista para determinar quais alimentos e substâncias são os melhores para sua saúde individual. Qualquer terapia alternativa, sempre consulte o seu médico antes de realizar uma prática de yoga para tratar os sintomas do refluxo ácido. Certas posturas não são seguras para indivíduos com problemas digestivos, dores nas costas e outras condições de saúde. Não pratique ioga sem primeiro procurar instruções de um instrutor certificado.
, , ] ]