casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Uma Injeção Anual para Osteoporose

A osteoporose é definida como baixa massa óssea com alterações estruturais no osso, levando a um aumento do risco de fraturas. O corpo perde cálcio, mais comumente secundário ao envelhecimento, fazendo com que os ossos enfraqueçam e potencialmente se quebrem. Como a osteoporose afeta aproximadamente 10 milhões de pessoas nos Estados Unidos, de acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, vários tratamentos foram desenvolvidos. Um desses remédios é uma injeção de ácido zoledrônico, que trabalha para fortalecer os ossos.

O ácido zoledrônico, ou zolendronato, é vendido sob o nome de Reclast ou Zometa. É indicado para o tratamento e prevenção da osteoporose em mulheres na pós-menopausa e em homens com osteoporose. Além disso, como os corticosteróides podem enfraquecer os ossos quando usados em longo prazo, o ácido zoledrônico pode ser usado para prevenir a osteoporose em pacientes que precisam tomar esse tipo de medicamento por pelo menos um ano. Este medicamento também pode ser usado para tratar a doença de Paget, uma condição que produz ossos frágeis e fracos. Finalmente, o zolendronato pode ser usado para tratar os níveis elevados de cálcio no sangue associados a certos tipos de cânceres do osso.

Mecanismo de Ação

O ácido zoledrônico pertence a um grupo de medicamentos chamados bisfosfonatos. Essas substâncias ajudam a diminuir a degradação normal do osso, que ocorre quando um novo osso é feito, aumentando assim a densidade óssea. O ácido zoledrônico se liga aos ossos para fornecer proteção contra fraturas. Um estudo de três anos com mais de 7.700 pacientes mostrou uma redução nas fraturas de quadril e nas costas, juntamente com um aumento documentado da densidade óssea naqueles que usaram zolendronato, juntamente com suplementação de cálcio e vitamina D. Como o ácido zoledrônico é administrado? p> O ácido zoledrônico é administrado como uma injeção anual. Um médico ou enfermeiro realiza a injeção intravenosa em um ambiente médico. Normalmente, requer apenas 15 minutos. Como o ácido zoledrônico é administrado por via intravenosa em vez de por via oral, não existem restrições dietéticas ou posicionais, como as necessárias quando se administra bifosfonatos por via oral. As pessoas são encorajadas a ingerir muitos líquidos antes da injeção para garantir uma hidratação adequada. A dose típica de zoledronato é de 5mg.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da injeção de ácido zoledrônico são febre, dores no corpo, dor de cabeça, dor nas articulações e sintomas gripais. Na maioria das vezes, esses efeitos colaterais se resolvem em três dias, mas podem durar até 10 dias. Tomar paracetamol pode ajudar a reduzir a incidência desses eventos adversos.

Informações sobre Segurança

Apenas um tipo de bisfosfonato pode ser usado de cada vez. O provedor de prescrição deve ser alertado sobre qualquer medicação em uso, incluindo medicamentos e suplementos vendidos sem prescrição médica. Aqueles cujos rins funcionam mal podem não ser candidatos ao ácido zoledrônico. Ele também não pode ser usado por pacientes que estão grávidas ou amamentando ou que têm baixo nível de cálcio no sangue. O médico pode solicitar que o trabalho com sangue seja feito antes do início da terapia, incluindo uma avaliação dos rins e o nível de cálcio no sangue. Raramente, o ácido zoledrônico pode causar problemas no osso da mandíbula - uma condição chamada osteonecrose. Portanto, qualquer problema dentário ou mandíbula deve ser prontamente avaliado.

, , ] ]