casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Inositol &ADHD

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade afeta entre três e cinco por cento das crianças em idade escolar nos Estados Unidos, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Seus sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade podem ser difíceis de tratar. Embora uma variedade de opções, desde terapia comportamental até medicamentos estimulantes, esteja disponível, algumas pessoas procuram remédios mais naturais. O uso de suplementos como o inositol tem sido sugerido para o transtorno; no entanto, a pesquisa não suporta a sua eficácia.

Inositol

Inositol é produzido no corpo a partir de glicose e é o segundo maior concentrado da família da vitamina B. Curiosamente, beber café pode reduzir sua quantidade no corpo. Inositol naturalmente ocorre em certos alimentos, como grãos não processados, germe de trigo, passas, feijão, a maioria das frutas cítricas e algumas nozes. Na forma de fosfatidilinositol, esta substância ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, particularmente os intestinos, olhos e medula óssea. Também é pensado para desempenhar algum papel na nutrição das células cerebrais.

Inositol

Inositol como um suplemento tem vários usos diferentes. Ele tem sido usado para ajudar o sono, tratar o eczema e incentivar a saúde do cabelo e da pele. O inositol pode ser usado como suplemento para aqueles que tentam perder peso e pode ser útil na redistribuição da gordura corporal. Também pode ser usado para reduzir o colesterol e como medida preventiva para a aterosclerose; no entanto, nenhuma evidência clínica confirma seu papel na saúde cardiovascular. Ele também tem sido usado para tratar a dor e dormência em pacientes diabéticos com danos nos nervos, bem como indivíduos com esclerose múltipla. Como suplemento, cerca de 500 mg de inositol devem ser tomados com outras vitaminas B, geralmente lecitina, para manter o equilíbrio adequado no corpo, de acordo com o Dr. Elson M. Haas.

TDAH

TDAH é caracterizada por sintomas de pouca atenção e concentração, comportamento impulsivo e hiperatividade. Os sintomas comuns exibidos pelas crianças incluem falta de atenção aos detalhes, esquecimento ou facilidade de distração, evitando tarefas difíceis que exigem concentração, má organização e dificuldade em seguir as instruções. Uma criança com TDAH também pode ter problemas para controlar seu comportamento, lutando para permanecer sentado, falando rapidamente, correndo ou pulando constantemente, deixando escapar respostas e interrompendo os outros. Genética e exposição a toxinas no útero são possíveis causas do distúrbio.

O uso de Inositol no tratamento do TDAH

Um estudo publicado na European Neuropsychopharmocology examinou os efeitos do mio-inositol, um suplemento oral de inositol, em crianças com TDAH. As crianças receberam ou myo-inositol ou placebo por oito semanas. O resultado do estudo descobriu que as crianças que tomaram mio-inositol mostraram sintomas agravados de TDAH, indicando que não é útil no tratamento do transtorno. Nenhum outro estudo clínico foi publicado indicando se o inositol pode ou não ser útil no tratamento do TDAH. Esta substância não deve ser usada sem consulta com um médico.