Os sais de anfetamina são drogas estimulantes que estimulam o sistema nervoso central, ou SNC. Eles pertencem à classe de drogas anfetamínicas. De um modo geral, as anfetaminas são conhecidas por estimular o comportamento, aliviar a depressão, induzir a euforia, aumentar o estado de alerta, diminuir o apetite, causar excitação e diminuir a fadiga. Os sais de anfetamina têm uma história de abuso proeminente que ofusca suas muitas aplicações médicas úteis.
A primeira anfetamina foi sintetizada em 1887, de acordo com "Drogas e Comportamento Humano", mas foi em 1927. com a síntese de dl-anfetamina - os principais efeitos das anfetaminas tornaram-se claros. Na década de 1930, os sais de anfetamina começaram a ser usados medicamente para a supressão do apetite e condições como asma, narcolepsia, depressão e hiperatividade, observa “Drogas e Comportamento Humano”. Em 1945, a d-anfetamina, também chamada Dexedrina, entrou no mercado usar como inibidor de apetite. Foi nessa época que começou o abuso grave de sal de anfetamina.
Abuso na América depois de 1945
Houve um abuso significativo na Suécia na década de 1940 e no Japão na década de 1950, e novamente no início dos anos 70. Nos Estados Unidos, a preocupação com o uso indevido não ocorreu até os anos do pós-guerra. De estudantes a motoristas de caminhão a empresários e atletas, bilhões de sais de anfetamina estavam circulando na década de 1960, de acordo com "Drogas e Comportamento Humano". Nos anos 70, as ações do governo foram bem-sucedidas ao pressionar os canais de fornecimento de anfetaminas e os abusos diminuíram. No entanto, isso resultou em uma mudança para a cocaína, outra droga estimulante, observa "Drogas e Comportamento Humano".
Efeitos sobre o SNC
Anfetamina libera dopamina e norepinefrina recém-sintetizadas no SNC em quantidades maiores do que ocorrem naturalmente, observa "Drogas e Comportamento Humano". A dopamina tem efeitos agradáveis, e a norepinefrina provoca excitação e alerta, de acordo com o Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas. As anfetaminas também garantem que esses produtos químicos permaneçam no SNC por mais tempo do que naturalmente, então seus efeitos continuam a ser sentidos. Além disso, as anfetaminas inibem a MAO ou a monoamina oxidase, o que facilita a depressão, de acordo com "Drogas e Comportamento Humano". Uma classe de medicamentos anti-depressivos chamada IMAO tem o mesmo efeito.
Os sais de anfetamina são tomados por via oral, e seus efeitos têm uma duração de cerca de sete horas, pelo menos em um dos comumente abusados. formas de MDMA ou "ecstasy". Os sais de anfetamina de prescrição incluem Adderall, Dexedrine e Vyvance. Estes sais de anfetamina geralmente vêm na forma de comprimidos que são prensados a partir de um pó branco. Os sais de anfetamina podem ser alterados para permitir que sejam inalados, fumados, ingeridos ou injetados, observa "Drogas e Comportamento Humano".
Efeitos Colaterais do Abuso
Os efeitos colaterais mais notáveis do abuso são agitação, confusão , palpitações cardíacas, aumento da pressão arterial, tremores, tontura, fadiga, insônia e dor de cabeça, de acordo com "Drogas e Comportamento Humano". O efeito colateral mais acentuado e grave é uma condição chamada "psicose anfetamínica", que resulta em paranóia, alucinações e pensamentos desordenados com períodos alternados de mania. Esta condição é vista mais comumente com injeção do que o uso oral entre usuários crônicos, de acordo com "Drogas e Comportamento Humano".
Considerações
Os sais de anfetamina foram e continuam a ser abusados. No entanto, existem alguns usos clínicos significativos para os sais de anfetamina. Mais notavelmente, de acordo com o Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, os sais de anfetamina são usados para tratar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, ou TDAH.