Vyvanse, conhecido genericamente como dimesilato de lisdexanfetamina, é um estimulante nervoso central. Ele é usado para tratar tanto os tipos desatento e hiperativo de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), de acordo com o site Daily Library da National Library of Medicine. Vyvanse é uma anfetamina disponível apenas por prescrição e ajuda com o TDAH, aumentando a atenção e o foco e diminuindo a hiperatividade. Embora Vyvanse pode ser benéfico, também tem efeitos colaterais potenciais.
Efeitos colaterais comuns
Efeitos colaterais comuns de Vyvanse incluem diarréia, perda de apetite, perda de peso, boca seca, constipação, sudorese, tonturas, leve irritabilidade, dor de cabeça, inquietação e dificuldade em dormir. Notifique um médico se esses efeitos colaterais persistirem ou se tornarem graves, observa Drugs.com.
Efeitos colaterais graves
Efeitos colaterais graves para Vyvanse requerem atenção médica imediata. Incluídos nesses efeitos estão os sinais de uma reação alérgica, como erupção cutânea, urticária, coceira, dificuldade em respirar e inchaço da boca, lábios, língua ou face; visão embaçada; dor no peito; pulso rápido ou irregular; febre; alucinações; mudanca de humor; convulsões; dores de cabeça severas; irritabilidade severa; agitação ou nervosismo; inquietação; falta de ar; agitando; e fala descontrolada ou movimentos musculares, chamados tiques. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), a desaceleração do crescimento em crianças também é um efeito colateral grave que deve ser relatado.
Problemas cardíacos
Vyvanse pode causar morte súbita em pacientes que têm problemas cardíacos ou defeitos - acidente vascular cerebral e ataque cardíaco em adultos, e aumento da pressão arterial e freqüência cardíaca, de acordo com o NIH. Vyvanse e outros estimulantes do sistema nervoso central não devem ser usados em crianças, adolescentes ou adultos com defeitos cardíacos preexistentes ou outros problemas cardíacos, ou com história familiar de certas arritmias e morte súbita.
Problemas psiquiátricos
Vyvanse e outras drogas estimulantes podem causar psicose ou mania. Esses sintomas são sérios e incluem ver ou ouvir coisas que não são reais, fala rápida, piora de comportamento ou novo comportamento negativo, comportamento frenético e anormalmente excitado, desconfiança, acreditar em coisas que não são verdadeiras e comportamento agressivo ou hostil. Entre em contato com um médico imediatamente se algum destes sintomas surgir.
Abuso de Drogas e Vício
Vyvanse, como outras anfetaminas, tem um potencial muito alto para o abuso. É uma substância controlada. As anfetaminas podem causar dependência psicológica, dependência física e incapacidade social. De repente parar Vyvanse depois de tomar altas doses pode resultar em depressão severa e fadiga. O abuso crônico de anfetaminas pode causar sinais como feridas na pele, dificuldade severa para dormir, irritabilidade, alterações de personalidade, hiperatividade e psicose, de acordo com o NIH. O uso indevido de anfetaminas pode causar sérios problemas cardíacos e morte súbita.
, , ] ]