Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, ou TDAH, é um transtorno neurocomportamental que é caracterizado por hiperatividade e desatenção. O TDAH é tipicamente diagnosticado na idade escolar, mas aproximadamente metade das crianças diagnosticadas com TDAH continua tendo sintomas de TDAH quando adultos. Depressão e TDAH são freqüentemente diagnosticados, e a depressão é surpreendentemente comum entre os pacientes com TDAH. Aproximadamente 18 por cento dos adultos que sofrem de TDAH também sofrem de depressão maior, diz Janssen-Ortho.com. Causas de TDAH e Depressão
TDAH e depressão têm um forte componente genético. Esses distúrbios também foram relacionados a anormalidades na química do cérebro, e um neurotransmissor chamado dopamina está ligado a ambos. Fatores de risco ambientais, como exposição à nicotina, álcool ou chumbo durante a gravidez, têm sido associados ao TDAH. Além do componente hereditário, fatores ambientais, como eventos estressantes da vida, também são necessários para a depressão ser desencadeada em um indivíduo.
TDAH e sintomas depressivos
Existem três subtipos de TDAH: predominantemente hiperativo, predominantemente desatento ou uma combinação de ambos. Uma pessoa que sofre de depressão sente-se triste e perdeu o interesse em atividades que costumavam interessá-lo. Problemas de sono e alterações no apetite também são freqüentemente relatados. Se uma pessoa sofre de ambas as condições, seus sintomas podem ser um pouco diferentes, no entanto. Dr. Rasim Somer Diler afirma em um estudo publicado em "Journal of Affective Disorders", em setembro de 2007, que pessoas que sofrem tanto de TDAH quanto de depressão estão freqüentemente ansiosas. Eles também têm dificuldades em se comportar em contextos sociais. O abuso de substâncias é comum entre os pacientes que sofrem de ambas as condições.
Diagnóstico de TDAH e depressão
Como o TDAH e depressão são transtornos mentais, eles são diagnosticados pelas diretrizes apresentadas no "Manual Diagnóstico e Estatístico". Transtornos Mentais ", ou DSM-IV. Os sintomas de depressão devem ter durado mais de duas semanas para um médico diagnosticar depressão clínica. Os sintomas de TDAH devem ter aparecido antes dos 7 anos de idade e duraram pelo menos seis meses. Os sintomas de TDAH também devem causar problemas em pelo menos duas configurações, como trabalho e em casa.
English Language Spanish Language Portuguese Language Japanese Language logo Sintomas de TDAH deve causar problemas em pelo menos duas configurações. No entanto, parece seguro assumir que muitos pacientes com TDAH começaram a sofrer de depressão devido a seus sintomas de TDAH. Adultos com TDAH freqüentemente relatam dificuldades no trabalho e em ambientes sociais. Eles experimentam uma vida tão traumática como o divórcio e são demitidos de um emprego com mais frequência do que adultos saudáveis, dizem os drs. Richard H. Weisler e David W. Goodman em um estudo publicado no vol. 15 do periódico “Primary Psychiatry” em 2008. Esses eventos negativos podem desencadear depressão em alguns pacientes com TDAH. No entanto, alguns pacientes com TDAH também sofrem de depressão primária que não está fortemente relacionada às suas circunstâncias de vida. Essas pessoas geralmente têm um forte componente genético para a depressão ou outros transtornos mentais. Ao tratar condições coexistentes, como TDAH e depressão, o médico deve determinar quais Uma dessas condições está interferindo na vida do paciente e começa a tratar essa condição primeiro. A medicação pode ser usada no tratamento de ambas as condições. Psicoterapia e modificação comportamental têm sido usadas efetivamente no tratamento dessas condições.