A fenilalanina é um aminoácido essencial presente principalmente em alimentos de origem animal, como carne bovina, aves, peixes e ovos. A forma natural deste aminoácido é L-fenilalanina e a forma sintética é D-fenilalanina. A DL-fenilalanina congrega ambas as formas, e alguns proponentes do suplemento afirmam que ela pode ajudar no tratamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, ou TDAH.
Causas do TDAH
Não existe uma causa clara estabelecida para o TDAH , de acordo com a Universidade de Arkansas para Ciências Médicas. Alguns estudos revelaram que pessoas com TDAH podem ter seções menores do que o normal em seus cérebros, como os lobos frontais no córtex cerebral. Se você tem TDAH, você também pode ter níveis mais baixos do que o normal de dopamina, que é um neurotransmissor que ajuda no controle muscular. Os defensores da DL-fenilalanina para TDAH sentem que pode aumentar seus níveis de dopamina.
Papel DL-fenilalanina
DL-fenilalanina tem mostrado algum potencial como um tratamento para a depressão. O Gene Bruno, da Faculdade de Ciências da Saúde de Huntington, afirma que alguns estudos pequenos e estudos duplo-cegos mostraram que a DL-fenilalanina é eficaz no tratamento da depressão, evitando a quebra de substâncias químicas no cérebro. A fenilalanina é também uma parte da L-DOPA, um precursor da dopamina.
Ensaios Clínicos
Apesar das alegações de que a DL-fenilalanina pode aliviar os sintomas do TDAH, a pesquisa limitada publicada nesta área não indica O aminoácido é provavelmente útil. Estudos duplo-cegos apareceram na revista "Psychiatry Research" e no "American Journal of Psychiatry" em 1985 e 1987, respectivamente. Ambos os estudos compararam a suplementação de fenilalanina com placebo por duas semanas. O primeiro estudo mostrou benefícios “aproximando-se do significado” para pacientes com TDAH, mas esses efeitos desapareceram quando os indivíduos continuaram a tomar DL-fenilalanina por três meses. O último ensaio não mostrou benefícios comportamentais com o suplemento.
Dosagem
Fale com o seu médico antes de tomar DL-fenilalanina como um tratamento potencial para o TDAH, pois não há uma dosagem clara estabelecida para este fim. O Centro Médico Langone da Universidade de Nova York afirma que as doses recomendadas de DL-fenilalanina são tipicamente entre 100 mg e 200 mg por dia para a depressão. Doses seguras máximas para fenilalanina não estão bem estabelecidas.