casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Dieta isenta de caseína e ADHD

A caseína, uma proteína contida no leite e nos produtos lácteos, pode contribuir para os sintomas do TDAH em algumas crianças e adultos. O TDAH é um distúrbio neurocomportamental que surge pela primeira vez na infância. Caracteriza-se por vários sintomas, incluindo dificuldades em manter a atenção, hiperatividade e impulsividade. Os sintomas quase sempre persistem na adolescência e freqüentemente continuam na idade adulta. Evidências crescentes sugerem que, em alguns casos, problemas gastrointestinais com digestão de caseína desencadeiam reações fisiológicas que mimetizam ou exacerbam o TDAH.

O que é Caseína?

A caseína é a proteína primária encontrada no leite e em alimentos que contêm leite. como queijo, creme azedo, soro de leite, margarina, manteiga, iogurte e sorvete. Ele também pode ser encontrado escondido em muitos outros produtos como queijo de soja, cachorros-quentes e carnes frias que incluem um caseína chamado caseinato. Para pessoas que não são alérgicas, a caseína tem a qualidade benéfica de ser degradada lentamente, proporcionando uma liberação constante de aminoácidos na corrente sanguínea.

Intolerância à Caseína

Algumas pessoas parecem ter intolerância ou reação alérgica a caseína. A caseína decompõe-se durante a digestão e produz a casomorfina, um peptídeo opióide (uma cadeia de aminoácidos) que age como um liberador de histamina. Para a maioria das pessoas, essa cadeia peptídica é subdividida durante a digestão em aminoácidos básicos. De acordo com HealthCentral.com, este processo pode não funcionar corretamente para certas pessoas, incluindo alguns diagnosticados com TDAH ou autismo. Como observado no Celiac.com, o Dr. Reichelt, um pesquisador norueguês que examinou os efeitos da intolerância à caseína, sugere que as pessoas que não têm a enzima que decompõe proteínas como a caseína ficam com uma substância opiácea em seu sistema digestivo. Isso teoricamente pode produzir um efeito semelhante ao ópio que altera as percepções e o comportamento e explica a falta de clareza e pouca atenção no TDAH. Intolerância a caseína versus intolerância à lactose A intolerância à caseína, como a intolerância à lactose, envolve uma reação a uma substância encontrada no leite, mas os dois não estão relacionados. A intolerância à lactose cria diarréia temporária, inchaço e gases como resposta à lactose não digerida. As alergias à caseína são mais sistêmicas e mais graves. Sintomas da intolerância à caseína Os sintomas da intolerância à caseína podem incluir diarréia, inchaço e gases, asma, eczema e urticária. Há uma crescente preocupação com o possível papel que a intolerância à caseína pode ter no TDAH, no autismo e na esquizofrenia. Pessoas com extrema reação alérgica à caseína correm o risco de ter reações anafiláticas e entrar em choque. Pessoas com extrema sensibilidade podem até responder à exposição tópica e não-dietética à caseína. Por exemplo, alguns produtos de verniz e maquiagem das mãos contêm caseína e podem desencadear reações alérgicas.

Para reduzir a desatenção, a hiperatividade e outros sintomas semelhantes aos do TDAH que podem ser desencadeados pela intolerância à caseína, a única O tratamento atual é evitar a exposição a alimentos ou produtos que contenham caseína. Exames de sangue e testes cutâneos estão disponíveis para testar alergias à caseína. Pode-se também usar uma dieta de eliminação. Eliminar todo o leite e derivados de leite da dieta durante três semanas. Observe as mudanças no comportamento e atenção. Reintroduza o leite na dieta e observe as alterações comportamentais e de atenção. Se os sintomas voltarem a ocorrer após a reintrodução de leite na dieta, elimine permanentemente os produtos lácteos da dieta.

Sempre consulte um médico quando fizer mudanças drásticas em uma dieta. Certifique-se de que as perdas na nutrição devido à eliminação do leite, incluindo a diminuição da vitamina D, proteína e cálcio, sejam compensadas na dieta. Os vínculos suspeitos entre a caseína e o TDAH ainda estão sob investigação, e as relações causais devem ser consideradas preliminares. Se você ou seu filho tiver TDAH, procure atendimento médico adequado para identificar outros possíveis fatores e condições que possam contribuir para os sintomas de TDAH.