O transtorno do déficit de atenção /hiperatividade, ou TDAH, é uma condição mental crônica que começa na infância e para algumas pessoas pode durar por toda a vida, mas a expressão dos sintomas pode mudar com o tempo. Um dos aspectos particulares do TDAH é o aparecimento de uma falta de motivação ou motivação para se envolver em tarefas ou atividades que são consideradas pela maioria como indesejáveis ou não benéficas.
Básico
Pessoas com TDAH são muitas vezes pensado como desmotivado e preguiçoso; alguns pais até atribuem o diagnóstico de TDAH a personalidades preguiçosas, relata o Help4ADHD.org. O TDAH é um verdadeiro transtorno de saúde mental que não é resultado de uma pessoa ser preguiçosa, desmotivada ou indiferente. As pessoas que têm esse distúrbio podem aprender maneiras de reduzir com êxito o impacto negativo que seus sintomas causam em suas vidas e nas vidas daqueles que as cercam.
É difícil fazer com que as pessoas com TDAH se concentrem e permanecer trabalhando em certas tarefas por qualquer período de tempo significativo. Devido aos sintomas associados ao TDAH, essas pessoas não conseguem ficar paradas e se concentrar por longos períodos de tempo; portanto, sua motivação é geralmente dar seus sintomas em vez de seguir instruções ou completar a tarefa. Alguns desses sintomas incluem falar excessivamente, estar em constante movimento, pular de tarefa em tarefa e interromper outros.
Pesquisa Há novas pesquisas focadas em motivação em pessoas com TDAH. "A Motivação Pode Ser a Raiz do TDAH", o Relatório de Notícias e Mundo dos EUA explicou que os problemas motivacionais associados ao TDAH mostraram ser atribuídos a níveis reduzidos de dopamina no cérebro. A pesquisa demonstra que as pessoas com TDAH experimentam uma interrupção nos caminhos de recompensa e motivação em seus cérebros, que estão relacionadas aos seus níveis de dopamina, e isso os leva a ser desatento e /ou hiperativo.
A chave é se envolver essas pessoas em atividades ou tarefas que oferecem recompensas específicas e motivação para induzir níveis aumentados de dopamina ao longo desses caminhos cerebrais.
Considerações
Apesar da falta de motivação em muitas áreas, as pessoas com TDAH podem ser altamente motivadas a ter sucesso em outras áreas. HelpGuide.org relata que quando algo é de interesse para uma pessoa com TDAH, ele é frequentemente altamente motivado para ter sucesso e pode ser difícil afastá-lo da tarefa.
Consequences
Para superar o negativo conseqüências que resultam da falta de motivação frequentemente associada ao TDAH, as pessoas devem se envolver em um plano de tratamento. Um profissional de saúde mental irá desenvolver um plano de tratamento específico focado em melhorar a motivação. O tratamento deve incluir o uso combinado de medicação e psicoterapia.
A medicação adequada aumentará o nível de dopamina de uma pessoa e ajudará a melhorar sua motivação e funcionamento geral. A psicoterapia usará técnicas de comportamento cognitivo e psicoeducação para ajudar a pessoa a superar alguns problemas de motivação e alinhar sua vida para se adequar a tarefas e trabalhos que sejam mais naturalmente motivadores.