Coma alimentos que pareçam atraentes e cheirosos. Peça aos membros da família para lhe fornecer alimentos favoritos se você tiver uma doença crônica. Encontre um ambiente confortável para comer e evite situações barulhentas, estressantes ou barulhentas. Evite tomar líquidos antes ou durante as refeições, porque eles fazem com que você se sinta cheio mais rapidamente.
Procure aconselhamento se a perda de apetite está relacionada à ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo ou depressão. Siga as recomendações do seu médico para medicação e considere aderir a um grupo de apoio para facilitar a cura emocional. Use a terapia para mudar suas perspectivas sobre alimentos e sua imagem corporal em casos de anorexia ou distúrbios alimentares. Abordar as causas subjacentes, porque esforços superficiais para estimular o apetite falharão se as crenças emocionais insalubres continuarem.
Estimule o apetite usando ervas como erva-doce, semente de erva-doce, raiz de gengibre, ginseng, gotu kola folhas, folhas de hortelã, bagas de palmito, dente de leão, garra do diabo, erva-cidreira ou milefólio. Não use ginseng se você tiver pressão alta. Tome uma multivitamina de alta potência para melhorar as deficiências nutricionais, ingerir bastante vitamina B para estimular o apetite e tomar zinco e cobre para melhorar seu paladar. Use ervas e suplementos apenas com a aprovação do seu médico.
Exercite-se levemente para aumentar seu apetite. Tente caminhar, andar de bicicleta casual, ioga suave ou nadar em ritmo lento para estimular a fome sem queimar calorias em excesso ou condições médicas agravantes. O exercício ajuda a assimilar nutrientes dos alimentos e também aumenta a fome.
Pare de fumar, o que diminui o apetite e aumenta o risco de câncer e outras complicações letais. Desista de estimulantes como a cafeína, bebidas energéticas e alimentos e bebidas açucarados porque eles diminuem o apetite e têm pouco valor nutricional. Reduza a ingestão de álcool ou desista completamente. Procure aconselhamento sobre vícios para abuso mais sério de drogas e álcool.
Dica
Beba leite ou substitutos de leite três vezes ao dia para obter calorias e nutrientes necessários. Coma pão integral, pãezinhos, macarrão, bolachas, cereais e sopas à base de creme. Sopas cremosas têm mais calorias e proteínas do que sopas à base de caldo. Snack em abacates, banana, pudim, batidos de fruta iogurte e manteigas que são nutritivos, mas fáceis de digerir. Use iogurtes e kefir probióticos para promover bactérias intestinais saudáveis.