casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Pode Beber Demais Vinho Tinto Causa Dano Interno e Sangramento Retal?

Um copo de vinho por dia pode ser benéfico para a sua saúde. Embora um copo de vinho por dia seja amplamente reconhecido como seguro para a maioria das pessoas, existe o risco de danos no trato gastrointestinal para um subgrupo da população. Em alguns casos, o consumo de vinho tinto pode levar a danos internos ou hemorragia retal.

Risco de vinho vs. outro álcool

Os americanos bebem cerca de 1 1/2 litros de vinho por pessoa anualmente, em comparação com cerca de 4 1/2 litros de cerveja e pouco mais de 2 1/2 litros de bebidas espirituosas ou licor. 5 oz. copo de vinho tem a mesma quantidade de álcool como um 12 oz. copo de cerveja e um 1,5 oz. copo de licor. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças consideram esses três tipos de álcool como de igual risco. Em outras palavras, um copo de vinho tinto não representa mais risco para o trato gastrointestinal, ou para o trato gastrointestinal, do que cerveja ou bebida alcoólica ingerida em doses moderadas, de acordo com pesquisas atuais.

Álcool e seu trato gastrointestinal> Beber muito, denominado uso excessivo de álcool, está associado a condições crônicas como cirrose hepática, pancreatite, vários tipos de câncer, como fígado, boca, garganta, laringe e esôfago, e hipertensão arterial e distúrbios psicológicos, de acordo com CDC. O que é menos compreendido na comunidade científica e de saúde pública são os efeitos do álcool no consumo moderado a baixo de álcool. O consumo de álcool pode danificar a mucosa, ou a camada de membrana mucosa, do estômago e dos intestinos. Algumas pessoas parecem ser mais suscetíveis a esse dano do que outras, experimentando inflamação e lesões muito mais rapidamente após consumir álcool do que outras pessoas. Essas lesões e inflamação podem produzir sangramento, que pode aparecer no reto.

Pesquisa atual

Uma recente revisão da pesquisa sobre o uso de álcool e o trato gastrointestinal, publicada no 2005 "Digestive Diseases", descobriu que existe uma relação risco-dose-resposta entre o uso de álcool e o risco de doença digestiva. Dose-resposta significa apenas que quanto mais você toma, mais você corre o risco. Os pesquisadores concluíram que beber sem álcool representa o menor risco, mas que o consumo moderado de álcool, definido pelo CDC como uma bebida por dia para as mulheres e dois para os homens, não representa um aumento substancial do risco.

Pode ser que, se você tiver sangramento depois de consumir álcool, deixar de beber ou diminuir a quantidade que bebe possa resolver o problema. No entanto, danos intestinais e sangramento retal podem ser sinais de sérios problemas de saúde, e não apenas uma reação momentânea ao seu copo de vinho tinto. Considerando os sintomas, você pode estar relutante em falar com um médico devido a um constrangimento ou a um sentimento de que seu médico simplesmente lhe dirá para parar de beber. No entanto, a única maneira de realmente conhecer seus riscos pessoais de consumo de álcool ou razões para qualquer dano interno ou sangramento é consultar um médico.