As bananas são uma fruta nutritiva, fornecendo quantidades significativas de fibras, potássio, manganês e vitaminas B-6 e C. Se você sofre de rinite alérgica, também conhecida como febre do feno, eles poderiam piorar seus sintomas, no entanto. Você pode querer evitar bananas, pelo menos durante a temporada de alergia para ajudar a minimizar seus sintomas.
Síndrome de alergia oral
Se sua garganta ou boca fica com coceira depois de comer certas frutas ou legumes, como bananas, você pode sofrer da síndrome de alergia oral, também chamada de síndrome de alergia ao pólen de frutas. Esses sintomas ocorrem porque as bananas têm proteínas semelhantes àquelas encontradas em algumas das substâncias que causam a febre do feno, o que confunde o sistema imunológico e traz os sintomas de uma reação alérgica. Os sintomas geralmente duram de 10 a 30 minutos após a ingestão da comida em questão. Alergênicos que podem causar reatividade cruzada
Se você é alérgico a tília ou látex, comer bananas pode causar uma reação cruzada, de acordo com para a Academia Americana de Alergia, Asma &Imunologia. Se as bananas incomodam você por causa de uma alergia a ervas, melão, melancia, echinacea, chá de camomila, sementes de girassol, pepino, abobrinha e melão também podem causar uma reação. Aqueles com alergias ao látex podem reagir ao mamão, abacate, kiwi e castanhas também.
Cozido vs. Raw
As versões cozinhadas ou processadas dos alimentos não provocam os sintomas da síndrome da alergia oral, por isso você deve estar bem comendo alimentos que contenham banana cozida ou assada em microondas. Isso significa que você não precisa desistir de pão de banana ou outros produtos assados que contenham bananas. Você ainda deve verificar com seu médico, no entanto, antes de continuar a comer bananas apenas para se certificar de que você não é verdadeiramente alérgico à comida e é apenas um caso de síndrome de alergia oral.
Oral Allergy Syndrome vs. Alergias Alimentares
Alergias alimentares verdadeiras causam uma reação em todo o corpo, enquanto a síndrome da alergia oral geralmente causa reações que afetam apenas a boca e os lábios. As alergias alimentares também tendem a levar a reações mais graves, enquanto as reações da síndrome da alergia oral geralmente não são perigosas. Em alguns casos, no entanto, uma reação da síndrome da alergia oral pode se transformar em uma alergia alimentar ao longo do tempo ou causar uma reação fatal em uma pessoa com alergias graves, de acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia.