Embora geralmente considerado um cogumelo silvestre comestível seguro, o cogumelo morel pode causar uma reação alérgica em alguns indivíduos. Se você nunca comeu um morelo ou suspeita que possa ter uma alergia a morelos, fique atento aos sintomas de uma reação e tome precauções especiais para evitar o desencadeamento de sintomas graves. Além disso, consuma apenas cogumelos que você possa identificar claramente; Não coma um cogumelo, a menos que você tenha certeza de que é comestível.
Sintomas Como qualquer alergia alimentar, os sintomas da alergia ao cogumelo morel variam de leve a grave. De acordo com MayoClinic.com, muitos sintomas comuns afetam o sistema digestivo e incluem dor abdominal, diarréia, náuseas e vômitos. Outros sintomas comuns incluem coceira da boca, inchaço dos lábios, língua ou garganta, urticária, chiado no peito, congestão nasal e tontura. Alguém com uma alergia grave pode ter uma condição rara e grave chamada anafilaxia, na qual a garganta incha e dificulta a respiração. A anafilaxia geralmente desencadeia pulso rápido, queda da pressão arterial e tontura severa. Uma reação alérgica pode começar quase imediatamente ou pode ocorrer várias horas após o consumo.
Fatores Adicionais
Como explicado em "Morel Mushrooms: Um Guia para Seleção e Uso", por Julie Cascio e Marci Johnson da Universidade do Serviço de Extensão Cooperativa do Alasca Fairbanks, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de ter uma reação aos cogumelos morel. Na maioria das vezes, o álcool aumenta o risco de ter sintomas de alergia diretamente associados ao sistema digestivo. Em casos raros, no entanto, a mistura de álcool e morel pode causar desmaios. Suas chances de sofrer transtornos gastrointestinais também aumentam quando você consome morelos velhos. Estritamente falando, isso não ocorre devido a uma alergia alimentar, mas simplesmente porque o cogumelo ficou ruim da mesma forma que um vegetal ou fruta pode estragar e apodrecer.
Prevenção
Certas precauções ajudam a reduzir o risco de experimentando uma reação alérgica ao morels. No artigo "Morels: Pitted Delights", Robert Fogel recomenda que, se você comer morela pela primeira vez, prove uma pequena amostra antes de comer uma refeição feita com os cogumelos. Mesmo que nenhum sintoma ocorra, use uma pequena quantidade de cogumelos na sua primeira refeição antes de aumentar gradualmente a quantidade que você inclui. Ellen Horowitz de "Montana Outdoors" recomenda jogar fora qualquer morel com um odor ou qualquer morel que veio de uma área pulverizada com produtos químicos.
Tratamento
Um anti-histamínico de venda livre trata a maioria das reações leves. Se você sentir apenas uma reação leve, talvez não precise visitar o médico. Daquele ponto em diante, no entanto, você deve evitar comer cogumelos. Uma reação menor pode levar a uma reação maior mais tarde. Se você planeja consumir morel depois de ter uma reação alérgica a eles, verifique se você tem um anti-histamínico na mão. Seu médico também pode recomendar um auto-injetor de epinefrina no caso de você ter uma reação grave. Se você acabar tendo uma reação alérgica grave depois de comer morel, procure tratamento médico de emergência. , , ] ]