O amaranto é um grão usado para fazer farinha para assar. É frequentemente adicionado às farinhas de trigo para fazer pães pré-embalados, bolachas e biscoitos, de acordo com o Thomas Jefferson Agricultural Institute. Uma alergia ao amaranto causará reações adversas em poucos minutos ou até uma hora depois de comer o grão. Se você suspeitar que é alérgico ao amaranto, entre em contato com seu médico para uma avaliação mais detalhada. A alergia ao amaranto é incomum, mas acontece. Se você foi diagnosticado com uma alergia a grãos, você pode ser mais propenso a uma alergia ao amaranto.
Alergia Causa
A reação alérgica é causada pelo sistema imunológico confundindo as proteínas do amaranto por uma substância perigosa . O corpo reage como se estivesse sob ataque e começa a se defender com anticorpos. Os anticorpos IgE são criados para combater especificamente as proteínas do grão. Depois que os anticorpos IgE entram na corrente sanguínea, os mastócitos começam a produzir histamina, uma substância química para prevenir infecções, de acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia. Quantidades aceleradas de histamina causam inflamação no tecido mole, um sintoma da maioria das alergias alimentares.
Sintomas
Os sintomas podem variar de leves a graves, e afetam a todos de forma diferente. O aumento da histamina no organismo pode causar congestão nasal, asma, reações na pele e sintomas gástricos, de acordo com a Mayo Clinic. A congestão nasal pode ser acompanhada por espirros, pressão facial e nariz escorrendo. Os sintomas de asma de uma alergia ao amaranto incluem chiado, tosse, falta de ar, aperto no peito e dificuldade para respirar. Você pode desenvolver urticária, eczema ou irritação geral da pele devido a uma alergia alimentar. Sintomas gástricos incluem náuseas, vômitos, diarréia, dor de estômago, cólicas e inchaço.
Identificação
Se o seu médico pode recomendar testes de alergia para confirmar uma alergia ao amaranto. Os testes de alergia usam duas abordagens básicas, de acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia. Exames de sangue e testes cutâneos são usados para verificar se o seu corpo cria anticorpos IgE após a exposição às proteínas encontradas no amaranto. Testes de picada de pele injetam uma pequena quantidade da proteína sob a pele para ver se ela se torna inflamada. Exames de sangue usam uma amostra do seu sangue para determinar se os anticorpos IgE se formam depois que o sangue é exposto à proteína.
Advertência
Uma reação rara, mas potencialmente fatal, de uma alergia ao amaranto é possível. Os sintomas de alergia grave incluem incapacidade de respirar, ritmo cardíaco acelerado e confusão mental. Se algum destes sintomas ocorrer, procure tratamento médico imediato.