O chocolate é um bom exemplo do motivo pelo qual às vezes é difícil para os médicos diagnosticar com precisão uma alergia. Um grande número de americanos dirá a você, com vários graus de arrependimento, que eles são alérgicos ao chocolate. No entanto, verdadeiras alergias ao próprio cacau, principal componente do chocolate, são clinicamente raras. A explicação está na variedade de ingredientes encontrados na maioria dos produtos de chocolate, incluindo chocolate amargo.
Alergias e Sensibilidades
Em alguns indivíduos, alimentos específicos causam várias reações adversas. Com uma verdadeira alergia alimentar, seu corpo confunde uma proteína no alimento ofensivo como uma ameaça. Seu sistema imunológico reage atacando a infecção percebida com respostas, incluindo anticorpos e histaminas, que causam uma série de efeitos desagradáveis. Os alimentos também podem desencadear reações desagradáveis que não envolvem seu sistema imunológico, que são referidos como sensibilidades ou intolerâncias. As intolerâncias são geralmente menos graves do que as alergias, embora ainda possam ser notavelmente dolorosas ou inconvenientes.
Chocolate Puro
O chocolate puro é derivado de grãos de cacau, as sementes de uma pequena árvore tropical. Eles são fermentados, secos e depois torrados para fazer chocolate. Os dois principais componentes do chocolate, o cacau e a manteiga de cacau, são geralmente separados como parte do processo de fabricação. Cacau contém ingredientes ativos de chocolate, incluindo os estimulantes cafeína e teobromina e seus compostos de sabor. Manteiga de cacau é a gordura que dá ao chocolate puro sua riqueza e textura. Alergias para um ou outro são raras, mas conhecidas. Você também pode ser intolerante a cafeína ou teobromina, o que produziria uma reação adversa.
Dark Chocolate Products
Chocolate amargo comercial contém uma variedade de aditivos projetados para melhorar sua textura, sabor, vida de prateleira, características de manuseio e rentabilidade. Muitos destes são conhecidos por serem alérgenos ou gatilhos de intolerância comuns. As melhores marcas adicionam apenas açúcar, lecitina de soja e baunilha, mas o chocolate escuro de baixa qualidade pode conter laticínios, lecitina derivada de soja ou ovos, gelatina e xarope de milho ou outros adoçantes. A contaminação cruzada na fábrica também pode resultar em vestígios de ovos, nozes, amendoim, glúten ou outros alérgenos. Chocolate escuro de qualidade inferior também inclui uma variedade de emulsionantes, conservantes e antioxidantes que podem causar reações em indivíduos sensíveis.
Diagnóstico
Pode ser difícil para o seu médico ou alergista diferenciar entre uma verdadeira alergia ao chocolate e uma sensibilidade aos ingredientes de chocolate. Geralmente, são necessários vários testes para identificar quais ingredientes podem ser culpados e para verificá-los. Uma verdadeira alergia ao chocolate produz uma reação com o cacau puro não-alcalinizado, mas a intolerância a vários ingredientes pode levar muito tempo para se fixar com precisão. Se você é genuinamente alérgico a chocolate, pode comer doces de chocolate comerciais de baixa qualidade. Se você reagir aos aditivos, poderá comer os melhores graus de chocolate puro.
, , ] ]