O pielograma intravenoso, ou PIV, é um teste feito para avaliar os rins e o trato urinário. O meio de contraste iônico iodado, também conhecido como MCI ou simplesmente meio de contraste, é injetado em uma veia para melhor delinear as estruturas, seguido de raios X das áreas. Enquanto contraste corante melhora a capacidade de diagnosticar problemas renais e do trato urinário, também pode causar reações alérgicas graves e anafilaxia.
Freqüência |
literatura mais antiga relata reações alérgicas entre 5 a 8 por cento das pessoas submetidas a testes com ICM, o Food and Drug Administration relatórios. Agentes novos relatam reações alérgicas graves entre 1,2 e 1,5 por cento, com reações fatais ocorrendo em 0,1 a 0,5 por cento, acrescenta o FDA. Fatores de risco - Apesar da crença popular, alergia ao marisco não aumentar o risco de reação alérgica ao corante de contraste. Uma história de alergia em geral, no entanto, aumenta o risco de desenvolver uma reação de hipersensibilidade ao corante IVP. Um grande estudo com 112.000 pessoas mostrou que, em geral, reações alérgicas ocorreram em pessoas com histórico de alergias em 10,2% das vezes, enquanto pessoas não alérgicas tiveram reações alérgicas em 5,6% das vezes, um artigo publicado em maio de 2003 pelo estudante de medicina Adam. Schlifke e Joel Geiderman, MD no "Jornal Canadense de Medicina de Emergência" relatado.
Pessoas com alergia a marisco e frutos do mar tiveram reações quase 15 por cento do tempo, mas o mesmo aconteceu com pessoas alérgicas ao leite, ovos e chocolate . Uma história de febre do feno, asma ou penicilina também aumentou o risco. Pessoas que tomam medicamentos beta-bloqueadores também podem ser propensas a reações de hipersensibilidade ao corante IVP.
Sintomas
Os sintomas de alergia ao corante IVP incluem urticária, coceira, inchaço facial, especialmente ao redor dos olhos, lábios e boca , náuseas, vômitos, dificuldade respiratória, sibilos, fechamento das vias aéreas, pressão arterial baixa, choque, coma e morte, em casos raros. Cerca de 500 pessoas morrem a cada ano nos Estados Unidos por reações do ICM, relatam Schlifke e Geiderman. As reações quase sempre começam dentro de duas horas após a administração de corante.
Tratamento
Tratamento da reação alérgica ao corante PIV inclui manutenção das vias aéreas com administração de oxigênio e medicamentos para reduzir o broncoespasmo, epinefrina e anti-histamínicos. Fluidos intravenosos ajudam a manter a pressão arterial juntamente com medicamentos para elevar a pressão arterial, como a dopamina, explica a FDA.
Considerações
As pessoas com histórico de alergias e pessoas que tomam beta-bloqueadores têm um risco aumentado de reação alérgica grave a Tintura de IVP. Dar uma pequena dose de teste pode desencadear uma reação fatal e não é recomendado. Pessoas com histórico de alto risco podem se beneficiar da administração de corticosteroides, o que reduz a inflamação, antes de receber o corante de PIV. Mais importante ainda, médicos que realizam PIVs devem ter equipamentos para salvar vidas e devem saber como usá-los rapidamente em uma emergência, alertam Schlifke e Geiderman.