As alergias alimentares podem levar a situações perigosas e potencialmente letais em casos extremos. Normalmente, uma alergia alimentar produzirá sintomas que causam desconforto, mas não são inerentemente perigosos. Algumas das alergias alimentares mais comuns incluem leite, nozes, peixe e glúten. Alergias cítricas não são tão comuns, e os sintomas geralmente são mais leves do que muitas outras alergias alimentares. Uma alergia a frutas cítricas ainda pode ser perturbadora e lamentável para quem gosta de laranjas, limões, limas e toranjas. Os ácidos cítricos podem causar lesões em sua boca, se você é alérgico. Uma afta geralmente é dolorosa se esfrega contra os dentes, ou entra em contato com qualquer coisa ácida, como cítricos ou ketchup.
Azia
Azia é um sintoma de alergia alimentar que pode ocorrer se você ingerir os ácidos em frutas cítricas. Azia é caracterizada por uma sensação de queimação que muitas vezes viaja até o esôfago à sua boca. Os antiácidos vendidos sem receita médica podem lhe oferecer algum alívio.
Colméias
As colméias são feridas que se formam na sua pele e geralmente coçam, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Seu corpo libera histamina em sua corrente sanguínea quando você entra em contato com um alérgeno, que causa as colmeias.
Itchy ou olhos lacrimejantes
Comichão e inchaço ao redor dos olhos é um sintoma comum de alergias alimentares, diz o Centro Médico da Universidade de Maryland. Contacte imediatamente o seu médico se o inchaço se tornar grave e evite tocar ou esfregar os olhos se tiver tocado num citrino ou num sumo.
Diarreia
Quando consome alimentos aos quais é alérgico, pode ter sintomas como vômitos, diarréia ou dor após a digestão do alimento, segundo o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas. A diarréia é caracterizada por fezes aquosas, e muitas vezes acompanhada de desconforto intestinal.
Dermatite
Dermatite é uma inflamação que afeta a sua pele, e pode ser causada por uma alergia a frutas cítricas. A dermatite muitas vezes se assemelha a uma queimadura e pode se desenvolver a partir da ingestão de frutas cítricas ou do contato com os óleos da casca da pele.