casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Latex Paint and Allergies

Látex é um produto natural que vem de um fluido leitoso leve extraído da seringueira, Hevea brasiliensi. É usado em uma ampla variedade de produtos e pode causar reações alérgicas em indivíduos sensíveis. Apesar do nome, a tinta látex é feita a partir de ingredientes sintéticos e geralmente não causa a mesma reação alérgica. No entanto, alguns de seus componentes podem causar problemas.

O látex de borracha natural está em uso há mais de um século. Tinta látex tornou-se amplamente disponível na década de 1950. Os suprimentos de borracha do mundo foram usados ​​durante a Segunda Guerra Mundial e, ao mesmo tempo, os desenvolvedores decidiram que precisavam de um polímero mais durável do que o látex natural para ambientes externos. Isso levou ao desenvolvimento de tinta látex sintética.

Considerações

Embora não haja látex de borracha natural na tinta látex, existem alguns sensibilizadores químicos conhecidos, como formaldeído e compostos de amônia. O formaldeído é um forte irritante usado em patologia e embalsamamento que pode causar tumores nasais em ratos. De acordo com o Latex Allergy News, é possível que os profissionais de saúde possam ser sensibilizados para o formaldeído em um ambiente ocupacional e apresentar sintomas sempre que se depararem com tinta látex. Efeitos Os componentes químicos do formaldeído podem causar uma imunoglobulina E, ou IgE, reação alérgica. Quando isso acontece, o sistema imunológico identifica o formaldeído como uma substância prejudicial e aciona certas células para produzir anticorpos IgE para combater o alérgeno. As alergias ao formaldeído podem ocorrer com contato direto ou com a inalação de partículas de formaldeído ou gás. Sintomas A reação ao formaldeído depende do tipo de exposição. O formaldeído gasoso ou os vapores liberados pela tinta podem causar uma sensação de queimação nos olhos, no nariz e na garganta, além de erupções cutâneas, aperto no peito, sibilos, fadiga e dores de cabeça. A exposição freqüente ou prolongada da pele pode levar à dermatite de contato alérgica, com coceira e pele vermelha e chorosa.

Diagnóstico

Para testar a sensibilidade ao formaldeído, seu médico fará um histórico médico detalhado e usará um teste de alergia em sua pele com uma solução contendo ureia formaldeído em petrolato, melamina formaldeído em petrolato e outras resinas de formaldeído em petrolato ou álcool isopropílico.

Prevenção /Solução

É difícil evitar toda a exposição ao formaldeído porque é normalmente presente em baixos níveis no ar interior e exterior e é um dos produtos químicos mais utilizados em produtos como tintas e móveis. Se você determinar que tem alergia a este produto químico e /ou látex, deve usar uma tinta à base de óleo. Para tratar qualquer sintoma de dermatite de contato, você pode precisar de corticosteróides tópicos, emolientes ou tratamento de qualquer infecção bacteriana secundária.

Advertência

Em casos raros, o formaldeído pode causar uma reação alérgica potencialmente fatal, chamada anafilaxia. Um relatório do Centro Médico de Doenças Respiratórias e Alérgicas da Prefeitura de Osaka, no Japão, indicou que dois pacientes odontológicos desenvolveram uma reação grave após a aplicação de um preenchimento dentário contendo formaldeído. De acordo com a revista Human and Experimental Toxicology, a exposição ambiental a longo prazo ao formaldeído gasoso, como a tinta látex interior, promove respostas imunológicas mediadas por IgE específicas para alérgenos.