Diagnosticar a diferença entre uma alergia e intolerância é difícil porque as duas condições podem causar sintomas semelhantes. O ácido cítrico é um aditivo em muitos alimentos processados e bebidas que é usado como conservante natural e para adicionar um sabor amargo ao produto, de acordo com o Science Daily. É um ácido orgânico encontrado principalmente em frutas cítricas. Se você tiver reações adversas após consumir ácido cítrico, também desenvolverá o mesmo sintoma depois de ingerir frutas cítricas. Converse com seu médico para um diagnóstico adequado e para distinguir entre uma alergia e intolerância.
Alergia alimentar
Uma alergia alimentar é uma reação exagerada do sistema imunológico às proteínas encontradas no ácido cítrico. Quando você consome um produto que contém ácido cítrico, seu corpo não reconhece as proteínas e começa a se defender. O Medline Plus afirma que o sistema imunológico começa a produzir anticorpos específicos chamados anticorpos IgE, ou imunoglobulina E, que se destinam a combater as proteínas invasoras. Quando os anticorpos IgE entram na corrente sanguínea, os mastócitos começam a gerar histamina. A histamina é uma substância química no corpo que ajuda a evitar infecções, mas durante uma reação alérgica, altos níveis são liberados no tecido mole, causando inflamação.
Intolerância
A intolerância ao ácido cítrico difere de uma alergia porque não afeta o sistema imunológico, de acordo com MayoClinic.com. Uma intolerância ao ácido cítrico é um mau funcionamento do trato digestivo. O American College of Gastroenterology afirma que as intolerâncias alimentares são causadas por uma incapacidade do intestino delgado para digerir adequadamente certos açúcares e proteínas encontradas nos alimentos. Isso faz com que os açúcares e proteínas permaneçam em um estado complexo e não possam ser absorvidos pelo intestino. O sistema digestivo torna-se irritado, inflamado e inchado, o que leva a sintomas comuns de intolerância ao ácido cítrico.
Sintomas
Os sintomas mais comuns entre as duas condições estão relacionados ao trato gastrointestinal. Logo após o consumo de ácido cítrico, você pode desenvolver náuseas, vômitos, cólicas estomacais, dor de estômago, diarréia, sangue nas fezes e fezes fétidas. Se você é alérgico ao ácido cítrico, você desenvolverá outros sintomas além do sistema digestivo. O Medline Plus afirma que os sintomas comuns de alergia relacionados aos alimentos incluem asma, chiado no peito, falta de ar, congestão nasal, coriza, reações de pele, urticária, eczema e inchaço facial. Você precisa ligar para o seu médico se você desenvolver sintomas relacionados a uma alergia.
Diagnóstico
Um alergista é o médico mais qualificado para diagnosticar sua condição. Um alergista, acompanhado pelo seu médico principal, irá trabalhar em conjunto para realizar vários testes no seu sangue, pele e fezes. Testes de alergia são usados para identificar a presença de anticorpos IgE em seu corpo quando expostos ao ácido cítrico. Outros testes para diagnosticar intolerância procuram açúcares complexos e proteínas em suas fezes. , , ] ]