Quatro em cada 10 adultos dos EUA usaram medicina complementar e alternativa em 2007, conforme relatado pelo Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa. No mesmo ano, 18% dos adultos consumiram produtos naturais não vitamínicos e não minerais, como a babosa. Evidência científica limitada existe para o uso de aloe para tratar doenças. Além disso, os Institutos Nacionais de Saúde está preocupado que a ingestão crônica de altas doses de aloe vera pode induzir a inflamação do fígado.
Aloe Vera
Aloe vera é nativa da África e comercialmente cultivada em todo o mundo. A planta suculenta espinhosa é uma fonte de vitaminas, minerais, açúcares, enzimas e aminoácidos, conforme descrito no British Journal of General Practice. De acordo com o NIH, há boas evidências para o alívio da constipação de curto prazo por meio da ingestão de aloe. A evidência, no entanto, não é clara para o uso de aloe em diabetes, colite ulcerativa e prevenção do câncer.
O Fígado
Situado no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo do diafragma, o fígado é o maior órgão sólido do seu corpo. Conforme relatado pelo British Liver Trust, a glândula marrom-avermelhada realiza mais de 500 funções importantes. Além de produzir proteínas e enzimas para reações químicas, remove as toxinas do sangue e regula os hormônios. A comida que você come é digerida pela bile feita no fígado e convertida em energia. A energia que não é usada rapidamente é armazenada nesse órgão vital para uso durante estados de jejum, como dormir. O fígado também desempenha um papel crítico na defesa imunológica.
Evidence
Em um artigo de 2005 no "World Journal of Gastroenterology", pesquisadores alemães relataram sobre uma mulher de 57 anos que apresentou hepatite após tomar cápsulas de aloe vera por quatro semanas. Seus sintomas desapareceram após a suspensão do suplemento.Um caso semelhante ocorreu nos EUA, conforme descrito em 2007 nos “Annals of Pharmacotherapy”. Os sintomas de hepatite aguda diminuíram após uma mulher de 73 anos interromper a suplementação de aloe vera. "Journal of Korean Medical Science", em 2008, também publicou um relato de caso. Quando uma mulher de 62 anos parou de tomar extrato de aloe, sua hepatite grave foi resolvida.
Mecanismo de Ação
Os autores alemães atribuíram o início da inflamação do fígado a compostos bioativos na planta de aloe vera. Alcaloides no aloe podem afetar os sistemas enzimáticos do fígado em pessoas com hipersensibilidade, interferindo na função de desintoxicação do fígado. Fitoquímicos presentes no aloe também podem desencadear uma resposta imune que danifica o fígado. A hipersensibilidade à aloe vera foi descrita em humanos em 1980. Um teste cutâneo alérgico pode determinar se você é hipersensível à aloe.
Segurança O NIH afirma que tomar aloe vera por menos de sete dias para aliviar constipação ocasional é segura, embora nenhuma dose específica tenha sido determinada. Evidências apoiam o uso tópico seguro de aloe para psoríase, dermatite seborréica e herpes genital. Casos de hepatite aguda foram relatados após apenas quatro semanas de ingestão de aloe. Informe o seu médico sobre tudo o que você toma, incluindo suplementos de ervas.
, , ] ]