Sertralina, ou Zoloft, é um medicamento de prescrição usado para o tratamento da depressão maior. Outras indicações incluem transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do pânico, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno disfórico pré-menstrual e transtorno de ansiedade social. Sertralina pertence a uma classe de antidepressivos chamados inibidores seletivos da recaptação da serotonina, ou SSRIs. A medicação deve ser reduzida gradualmente quando a terapia estiver completa. Isso significa que a dose deve ser gradualmente reduzida ao longo do tempo para evitar efeitos colaterais. Sintomas semelhantes aos da gripe
Sintomas semelhantes aos da gripe são comuns em pacientes que interrompem a administração de sertralina de forma abrupta. Sintomas semelhantes à gripe incluem dor de cabeça, dor muscular, calafrios, fadiga e febre. De acordo com a Academia Americana de Médicos de Família, os sintomas de descontinuação são leves e podem durar de uma a duas semanas. Os sintomas associados ao não decréscimo da sertralina são descritos como síndrome de descontinuação e é mais provável de ocorrer com uma duração mais longa do tratamento.
Disforia
A interrupção abrupta da sertralina pode levar à disforia, que é caracterizada por tristeza, ansiedade, irritabilidade e inquietação. O "Drug Information Handbook" explica que, se o paciente desenvolver sintomas intoleráveis após uma redução na dose ou no fim da terapia, a dose anterior deve ser administrada e uma dose mais gradual deve ser considerada.
Distúrbios sensitivos e desequilíbrio -
Insônia
A insônia, ou dificuldade para dormir, é outro efeito colateral de não diminuir a sertralina, relata MayoClinic.com. Isso pode levar a fadiga e tontura, que também foram relatados em pacientes. Se os sintomas do paciente forem graves, ele deve entrar em contato com um médico. Em geral, a administração de uma dose do medicamento causa efeitos colaterais.
Suores e Tremores
Os pacientes podem desenvolver sudorese aumentada ao passar pela redução da sertralina. Tremor ou tremor podem ocorrer também. O AAFP afirma que os efeitos colaterais de descontinuação são mais prováveis de ocorrer em indivíduos que tomaram sertralina por pelo menos seis semanas. Dor de cabeça e náusea
Cefaléia é um sintoma comum que pode ocorrer em indivíduos que interromperam um ISRS. como a sertralina. Efeitos colaterais gastrointestinais incluem náuseas, vômitos e diarréia. Os pacientes devem ser aconselhados sobre os efeitos da interrupção repentina da medicação, porque se eles desenvolverem efeitos colaterais de descontinuação, eles estarão cientes do motivo e poderão comunicar isso a um médico. Isso evitará exames desnecessários e diagnósticos incorretos.