A perda de memória de curto prazo, também conhecida como declínio cognitivo, pode ser o resultado de uma doença subjacente. As causas da perda de memória de curto prazo incluem ansiedade, depressão, doença de Alzheimer precoce, acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, abuso de substâncias, desequilíbrio hormonal, deficiência de vitamina e trauma emocional. Perda de memória a curto prazo significa que uma pessoa tem dificuldade em lembrar eventos recentes, recuperar dados familiares ou informações de processamento.
Declínio cognitivo
Incapacidade de lembrar eventos recentes é um sinal de perda de memória a curto prazo. O declínio cognitivo pode ser sutil e não reconhecido pelos membros da família. A condição pode se tornar progressivamente pior, levando a demência completa. O planejamento e a organização tornam-se progressivamente mais difíceis. O indivíduo pode esquecer de tomar medicamentos, comparecer a consultas ou pagar contas. Itens familiares podem ser permanentemente perdidos. Pode eventualmente tornar-se impossível manter rotinas diárias, tornando a vida independente impossível. Perda de memória em indivíduos saudáveis não se agravará com o tempo e não deve causar preocupação.
Dificuldade em encontrar e misturar palavras por: Encontrar palavras durante a conversa é indicativo de perda de memória a curto prazo e pode levar à frustração. Palavras inapropriadas podem ser usadas sem sentido. A dificuldade em encontrar e misturar palavras na presença de doenças irreversíveis, como a doença de Alzheimer ou a de Parkinson, pode levar ao isolamento e à ansiedade. Paciência e orientação gentil podem ajudar a eliminar a frustração e os medos quando seu familiar ou amigo esquece o que quer dizer.
Mudanças de Humor e Comportamento
Mudanças bruscas de humor podem ocorrer em associação com a perda de memória a curto prazo. Frequentemente, não há razão discernível para mudanças repentinas de humor ou comportamento. O indivíduo pode sentir que algo não está certo; reagindo a sentimentos de inquietação. Reconhecendo que o humor ou mudanças comportamentais estão ocorrendo não é possível.
desorientação em ambientes desconhecidos
formas leves de declínio cognitivo podem levar à desorientação em ambientes desconhecidos. Visitar um novo local ou interromper as rotinas diárias pode piorar a perda de memória, causando desorientação ao ambiente. A perda de memória a curto prazo é mais fácil de compensar em ambientes familiares em que as rotinas foram estabelecidas.
Repetitividade
Quando ocorre perda de memória a curto prazo, as mesmas perguntas são feitas repetidamente. As conversas que ocorreram recentemente podem ser esquecidas e as histórias podem ser recontadas com frequência. O prejuízo leve da memória pode ser tratável. Se você acha que está tendo um problema médico relacionado à memória, procure ajuda e conselho de seu médico. A perda de memória a curto prazo pode ser reversível e deve ser investigada por causa.