Também chamado de brahmi, bacopa é uma planta que tem sido usada na medicina ayurvédica tradicional na Índia há milhares de anos para tratar asma, epilepsia e doença mental. Pesquisadores médicos estão estudando a utilidade bacopa no tratamento da ansiedade, doença de Alzheimer e declínio cognitivo relacionado à idade. Você pode usar o extrato de bacopa para melhorar a função mental e a memória, tratar a ansiedade e a depressão, tratar doenças respiratórias e prevenir ou curar úlceras estomacais. O Sistema de Saúde da Universidade de Michigan recomenda tomar 5 a 10 gramas diárias de bacopa em pó, ou 300 miligramas a 450 miligramas por dia de extrato de bacopa contendo 55 por cento das partes traseiras - os constituintes ativos.
Melhora a Função Mental -
bacopa pode ajudar a melhorar seu desempenho mental e função cognitiva. As folhas de Bacopa contêm bacosídeos, que podem melhorar a aprendizagem, a memória e a função mental geral, de acordo com o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Bacopa promove a produção de novos nervos, ajuda a consertar as células nervosas danificadas e melhora os sinais nervosos. De acordo com a Drug Digest, diferentes estudos em animais descobriram que o bacopa pode melhorar a capacidade de aprendizagem e a memória, mas os estudos em humanos não produziram os mesmos resultados positivos. Um estudo de indivíduos saudáveis que tomaram bacopa por três meses descobriu que a precisão de sua memória melhorou, e pequenos estudos com crianças na Índia descobriram que tomar 1.000 miligramas por dia de bacopa melhorou a memória, o tempo de reação e a observação. Mas outro estudo de 76 pessoas com idades entre 40 a 65 anos descobriu que tomar bacopa não teve impacto na restauração da memória e apenas uma ligeira melhoria na retenção de novas informações. Alivia a depressão e ansiedade
Se você tem depressão ou ansiedade, tomar bacopa poderia ajudar. Bacopa aumenta os efeitos de certos neurotransmissores, incluindo serotonina e acetilcolina, afirma o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Este efeito sobre os neurotransmissores é o que permite que bacopa diminua os sintomas de depressão e ansiedade. De acordo com a Drug Digest, estudos em animais sobre a eficácia do bacopa no tratamento de ansiedade e depressão produziram resultados positivos, descobrindo que o bacopa era quase tão eficaz quanto os medicamentos anti-ansiedade comuns, mas sem os efeitos colaterais. Alguns estudos humanos não conseguiram encontrar nenhum benefício anti-ansiedade de tomar bacopa, no entanto. Previne e trata úlceras estomacais Bacopa pode ajudar na prevenção e cura de úlceras do estômago, bem como proteger o seu trato gastrointestinal. Bacopa estimula a produção de muco no trato gastrointestinal e parece proteger as células do estômago, relatórios Drug Digest. Outra ação que ajuda a prevenir e tratar úlceras é a capacidade bacopa de relaxar os músculos que controlam os vasos sanguíneos intestinais, de acordo com estudos em animais citados pelo Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Ajudar a tratar ou aliviar os sintomas de certas doenças respiratórias, incluindo alergias e asma. A bacopa relaxa os bronquíolos, que muitas vezes se tornam inflamados ou irritados devido a condições respiratórias. Os extratos de Bacopa também relaxam os músculos dos vasos sanguíneos ao redor das vias aéreas respiratórias, observa o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan.