casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quais são as causas da tontura intermitente?

Embora os períodos de tontura intermitente possam causar ansiedade, a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA informa que a maioria das causas de tontura não é grave. As condições subjacentes que causam tontura variam e podem exigir exames médicos para determinar a origem desse sintoma. Contacte o seu médico imediatamente se a sua tontura ocorrer após uma lesão na cabeça ou se tiver febre, vómitos, falta de ar ou perda de consciência que continue por mais de alguns minutos.

Queda na pressão arterial

Este tipo de Tontura intermitente normalmente ocorre quando se levanta de uma posição sentada ou deitada. Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, a causa desse sintoma ocorre com maior frequência em indivíduos mais velhos. Aumento mais lento pode ajudar a reduzir os sentimentos de tontura causada por uma queda temporária da pressão arterial em pé ou sentado.

Problemas do ouvido interno

Muitas pessoas experimentam tonturas ocasionais durante um resfriado ou gripe. Este tipo de tontura resulta de uma infecção no ouvido interno, geralmente causada por um vírus. Outro tipo de condição da orelha interna que causa tontura intermitente é a doença de Meniere. A Clínica Mayo aconselha que um acúmulo excessivo de fluido no ouvido interno pode causar episódios súbitos de tontura que podem durar de 30 minutos a várias horas de duração. Medicação pode ajudar a reduzir esses episódios.

Desidratação

Perder mais água do que você ingere pode levar à desidratação. Mesmo um caso leve de desidratação pode causar sensação de tontura. Desidratação freqüentemente ocorre durante doenças que causam febre, diarréia e vômito. Exercícios extenuantes e o uso excessivo de diuréticos também podem resultar em desidratação que causa sensações de tontura. Esta tontura temporária geralmente desaparece quando seu equilíbrio de fluidos volta ao normal.

Ansiedade

Alguns transtornos de ansiedade, como fobias e ataques de pânico, podem causar episódios de tontura. Ansiedade causada por distúrbios médicos também pode levar a tontura. Por exemplo, preocupar-se com um episódio de tontura causado por um problema no ouvido interno pode, na verdade, causar tontura adicional devido às sensações de ansiedade.

Medicações

Certos tipos de medicação podem causar episódios intermitentes de tontura. Enquanto os indivíduos reagem de maneira diferente às drogas, algumas causas comuns de tontura incluem antidepressivos, tranqüilizantes, sedativos e medicamentos para hipertensão. Distúrbios graves

Embora não sejam comuns, distúrbios sérios podem causar tontura. Derrames, esclerose múltipla, tumores cerebrais e hemorragias no cérebro podem resultar em episódios de tontura.