Na psicologia e na saúde mental, o termo "afeto" (ou "sintomas afetivos") refere-se ao humor, emoções ou sentimentos exibidos pela pessoa que está passando pela perturbação da saúde mental. Variações no afeto podem variar de manifestações intensas de humor a restrições e falta de capacidade emocional. As condições de saúde mental comumente associadas aos sintomas afetivos incluem transtorno de personalidade borderline, transtorno bipolar e esquizofrenia. Esses distúrbios têm padrões afetivos específicos que indicam critérios para o diagnóstico e tratamento dos sintomas. A Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental observa que, a cada ano, 44 milhões de americanos experimentam um distúrbio mental com a maioria dos distúrbios relacionados a sintomas afetivos, como aqueles associados à desordem bipolar.
Intensidade e Frequência do Humor -
O Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH) observa que as pessoas com transtorno bipolar muitas vezes sofrem o mesmo humor por semanas. Isso pode variar de humor baixo e deprimido a humor hiperativo ou maníaco. Pessoas com transtorno de personalidade borderline (BPD), no entanto, experimentam mudanças de humor intensas e passageiras, de duração mais curta, que freqüentemente incluem raiva, agressividade e depressão. No transtorno de personalidade limítrofe, os extremos no afeto tornam difícil discernir como abordar a pessoa. Isso é muitas vezes uma questão subjacente na pessoa com BPD que faz conexões sociais genuínas. Episódios maníacos característicos do transtorno bipolar diferem dos sintomas de humor da DBP em duração e exibição. Os sintomas maníacos estão associados à auto-importância grandiosa, aos pensamentos acelerados e ao humor extremamente irritável.
Restrições na expressão
Os sintomas característicos da esquizofrenia incluem aqueles categorizados como negativos, que muitas vezes se referem a uma redução ou falta de expressão emocional . A Aliança Nacional para os Doentes Mentais explica que o termo "negativo" é usado para indicar a falta de características e não uma atribuição de atitude. Os descritores "embotados", "lábeis" e "afetados" explicam as expressões ou a falta de como elas se relacionam com o humor da pessoa. Afeto embotado refere-se a uma redução na exibição de emoções vistas no rosto, tom de voz ou gestos não verbais. Labile refere-se a mudanças de humor dramáticas e é comumente associado com personalidade limítrofe ou transtorno bipolar. Afeto plano é a ausência de qualquer emoção no rosto, na voz e na mobilidade do corpo.
Euforia ou Disforia
Dependendo do distúrbio de saúde mental, o afeto pode ser visto como expansivo no caso de euforia ou restrito no sentido de disforia. A euforia é comumente associada a episódios maníacos no transtorno bipolar e aparece como uma forma de felicidade exagerada. Por outro lado, a disforia, também associada ao lado depressivo do transtorno bipolar, transtorno de ansiedade ou transtorno de personalidade borderline pode se apresentar. Humor disfórico refere-se a manifestações de tristeza, irritabilidade e desespero.
, , ] ]