O aminoácido L-theanine poderia ter um efeito positivo em sua ansiedade e humor. Algumas pesquisas sugerem que a L-teanina diminui a ansiedade e melhora a cognição, mas seu efeito sobre a ansiedade ainda não é totalmente compreendido. De acordo com o Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering, a L-teanina parece afetar a dopamina, a serotonina e outros neurotransmissores em ratos, mas nenhum ensaio clínico foi realizado para determinar de forma conclusiva seu efeito em humanos. o chá contém L-theanine, e bebedores de chá muitas vezes creditam o conteúdo de L-theanine da bebida para induzir sentimentos relaxados e paz de espírito. L-theanine também é vendido como um suplemento nutricional. Alguns fabricantes de bebidas energéticas também adicionam o aminoácido a seus produtos. Efeitos A L-teanina altera a química do cérebro de ratos, mas estudos tiraram conclusões diferentes sobre as implicações dessa pesquisa. Um estudo publicado na Neurochemical Research descobriu que a L-teanina atravessou a barreira hematoencefálica em ratos. Seus níveis de norepinefrina, um neurotransmissor estimulante, não aumentaram, mas seus níveis de serotonina, um neurotransmissor que regula a ansiedade e a depressão, aumentaram. Outro estudo publicado no mesmo ano, no entanto, descobriu que a L-teanina diminuiu os níveis de serotonina quando administrada a roedores.
Benefícios Um estudo de 2004 publicado na Human Psychopharmacology descobriu que a administração de 200 mg de L-teanina a seres humanos fez com que eles se sentissem mais relaxados sob “condições de repouso”. O estudo incluiu apenas 16 voluntários, muito menos do que a maioria dos ensaios clínicos de grande escala e respeitáveis. Em outro estudo, pesquisadores do Reino Unido determinaram que os indivíduos eram mais capazes de realizar problemas mentalmente desafiadores quando receberam uma combinação de L-teanina e cafeína, em vez de apenas cafeína.
Teorias
Algumas evidências mostram que a L-teanina pode diminuir ansiedade, aumentando as ondas alfa no cérebro. Alguns pesquisadores teorizam que essas ondas eletromagnéticas retardam a mente. Em um estudo da Holanda, os participantes que receberam 50mg de L-teanina mostraram um aumento nas ondas alfa, conforme medido por um eletroencefalógrafo (EEG). Um estudo japonês muito pequeno produziu resultados semelhantes.
A Food and Drug Administration classifica os suplementos de L-teanina como "Geralmente Reconhecidos como Seguros" em doses de até 250mg. No entanto, Sloan-Kettering sugere L-theanine poderia interagir com sedativos, quimioterapia e medicamentos para baixar o colesterol. Se você tomar algum destes medicamentos, verifique com seu médico antes de consumir qualquer suplemento de L-theanine.