A erva medicinal kava-kava, que se origina no Pacífico Sul, pode combater os sintomas de ansiedade com a mesma eficácia que muitos medicamentos prescritos. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, a kava-kava rivaliza com a eficácia do Valium e da Buspar e pode produzir menos efeitos colaterais. Por causa das origens naturais do kava-kava, muitas mulheres estão interessadas em usá-lo como uma alternativa holística para tratamentos de ansiedade durante a gravidez. No entanto, não há provas suficientes para recomendar o uso de kava-kava durante qualquer fase da gravidez. Kava-kava oferece uma série de benefícios para pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, kava-kava reduz drasticamente os sintomas de ansiedade após apenas uma semana de tratamento em curso. Muitos tratamentos convencionais para a ansiedade, como o Valium, são fortemente contra-indicados para mulheres grávidas porque representam uma ameaça conhecida ao feto em desenvolvimento. Teoricamente, a kava-kava pode atuar como uma alternativa mais segura a essas poderosas drogas prescritas.
Considerações
Citando falta de evidências científicas, a Associação Americana de Gravidez considera a kava-kava como "possivelmente insegura" para uso durante a gravidez. Nenhum estudo confirmou que a kava-kava seja ou não um tratamento de ansiedade aceitável durante a gravidez. Em teoria, toxinas fracas na kava-kava podem danificar o fígado em desenvolvimento do feto e do sistema nervoso central. Isso pode causar natimorto ou outras complicações graves. Até que os testes clínicos tenham confirmado que os benefícios da erva superam seus riscos para gestantes, a maioria dos praticantes erra pelo lado da cautela e recomenda contra seu uso rotineiro.
Riscos na Gravidez -
A maioria dos riscos da kava-kava durante a gravidez são teóricos, mas alguns estudos indicam vários riscos possíveis. De acordo com o NIH, a kava-kava pode enfraquecer os músculos do útero, levando a complicações na gravidez. O UMMC também observa que a kava-kava pode prolongar os efeitos da anestesia; isso pode causar problemas se a mãe precisar de sedação para uma cesariana ou outra cirurgia. Além disso, os compostos em kava-kava podem passar para o leite materno e prejudicar um recém-nascido amamentado. Outros efeitos colaterais
As mulheres grávidas que tomam kava-kava podem apresentar efeitos colaterais que variam de leves a fatais. A UMMC relata que os efeitos colaterais mais comuns da kava-kava incluem fadiga, tontura, inquietação, dores de estômago e tremores. Vários relatos de casos ligaram kava-kava a doenças do fígado, como cirrose e hepatite. Embora raras, essas complicações podem ser letais para a mãe ou para o feto. Se o seu médico recomendar que você tome kava-kava, relate imediatamente quaisquer efeitos colaterais.
Alternativas
Vários tratamentos naturais podem proporcionar alívio dos sintomas de ansiedade com menos riscos do que a kava-kava ou medicamentos prescritos. Envolva-se em exercícios leves todos os dias e reserve tempo para socializar com amigos e familiares. Com a aprovação do seu prestador de cuidados de saúde, considere a ajuda de um profissional qualificado de aromaterapia ou massagista. Aconselhamento, meditação, yoga e exercícios de relaxamento também podem ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade, sem o risco de efeitos colaterais graves durante a gravidez.