Aproximadamente metade de todos os adultos com transtorno de déficit de atenção (ADD) ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) também sofrem de um transtorno de ansiedade, segundo a Associação de Transtornos de Ansiedade da América (ADAA). A coexistência de distúrbios de ADD e ansiedade pode prejudicar significativamente a capacidade de funcionar e realizar tarefas diárias. Para muitos, essas deficiências não são reconhecidas até a idade adulta. Com o diagnóstico e tratamento adequados, muitos adultos aprendem a administrar com sucesso suas condições e são mais capazes de levar uma vida saudável e produtiva.
Em muitos casos, condições como ansiedade são secundárias à DDA, de acordo com ADDitudemag.com. Isso significa que eles provavelmente são desencadeados pela frustração que surge após uma vida inteira lidando com sintomas de ADD não reconhecidos ou não diagnosticados. O site aponta que, muitas vezes, quando os sintomas de DDA são diagnosticados e controlados adequadamente, problemas secundários, como a ansiedade, resolvem-se por conta própria.
Comorbidade
Transtornos de ansiedade e outras comorbidades podem ocorrer como resultado de vivendo com TDAH. O termo "comórbido" é usado quando uma condição existe junto com outra. ADDitudemag.com aponta que, embora os transtornos comórbidos possam ser causados pelos mesmos fatores, eles não se resolverão sozinhos depois que o TDA tiver sido tratado. Em vez disso, comorbidade ADD e situações de ansiedade requerem tratamento específico de ambas as condições.
Diagnóstico
Sobreposição de sintomas de comorbidade condições de saúde mental, como ADD e ansiedade podem tornar o diagnóstico adequado desafiador. Uma avaliação completa será necessária por um profissional de saúde mental qualificado. Uma história pessoal e sintomas auto-relatados, bem como uma entrevista, observação e testes de saúde mental estarão todos envolvidos para se chegar a um diagnóstico preciso.
Medicação
Quando a ansiedade coexiste com a DDA e não se resolve Uma vez que o tratamento ADD está em curso, um médico pode prescrever medicação. Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina, ou SSRIs, são mais eficazes em lidar com os sintomas da ansiedade e têm sido usados em conjunto com os remédios para o TDAH. Os medicamentos SSRI conhecidos incluem Prozac, Paxil, Zoloft, Luvox e Celexa.
Terapia Comportamental
Muitos profissionais de saúde mental recomendam a terapia cognitivo-comportamental, ou TCC, além da medicação no tratamento de comorbidade e ansiedade. Ao criar um plano de terapia comportamental, o site da ADAA afirma que um profissional de saúde deve se concentrar primeiro no distúrbio cujos sintomas causam a maior quantidade de comprometimento diário.