O médico também irá perguntar sobre outros fatores que contribuem para os transtornos de ansiedade, como histórico familiar, mudanças recentes na vida, hábitos alimentares, consumo de cafeína e consumo de álcool e drogas recreativas. Uma vez que as doenças físicas foram descartadas, o próximo passo é muitas vezes um encaminhamento para um psiquiatra para uma avaliação mais aprofundada.
Testes usados por psiquiatras
Muitos dos testes usados pelos psiquiatras baseiam-se nos critérios documentados no Diagnóstico. e Manual Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). De acordo com estes critérios diagnósticos, alguém sofre de transtorno de ansiedade generalizada se ele ou ela experimenta: - Preocupação intensa e sentimentos ansiosos durante a maioria dos dias por pelo menos seis meses. - Dificuldades para controlar a preocupação. - Pelo menos três dos seis sintomas seguintes: sentir-se inquieto ou na borda, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular ou problemas de sono. Um ou mais desses sintomas precisam estar presentes na maioria dos dias da semana nos últimos seis meses. - Sofrimento significativo ou prejuízo das atividades da vida diária devido a preocupação e ansiedade. - Ansiedade, que não se concentra predominantemente na preocupação de ter um ataque de pânico (como no transtorno do pânico), ser humilhado por outros (como no transtorno de ansiedade social) ou encontrar um objeto ou situação específica (como nas fobias). - Preocupação e ansiedade que não estão relacionadas a doenças fisiológicas, abuso de substâncias ou outras condições de saúde mental.
Testes usados para diagnosticar a gravidade da ansiedade
Os médicos geralmente usam um dos testes a seguir para avaliar com mais precisão a gravidade da ansiedade: - Escala de Ansiedade de Hamilton (HAM-A) O teste HAM-A envolve 14 questões que avaliam humor, medos, tensão, sono, sintomas físicos, intelectuais e comportamentais em uma escala de 0 (não presente) a 4 (prevalência grave). - Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) Este teste inclui 21 perguntas, que avaliam até que ponto uma pessoa passou por sintomas comuns de ansiedade durante a semana passada. Os sintomas, como dormência, formigamento, sudorese e medo, são classificados como “nada”, “moderadamente”, “moderadamente” ou “severamente”. - Questionário de Preocupação de Penn State Com 16 perguntas, esse teste amplamente usado mede a intensidade , controlabilidade e frequência de preocupação. Também é utilizado para discernir entre transtorno de ansiedade generalizada e fobia social.
Outros fatores de diagnóstico
Além de diagnosticar a gravidade do transtorno de ansiedade, o psiquiatra também examina se uma pessoa está lidando com outras co-ocorrendo com frequência doenças mentais, como depressão, transtorno bipolar e TDAH.
É difícil para muitas pessoas distinguir se sua ansiedade é uma reação apropriada a uma circunstância difícil específica, ou se estão lidando com um transtorno de ansiedade. Se você está continuamente ansioso há vários meses e descobre que suas preocupações e emoções consomem sua energia e afetam sua capacidade de funcionar, o primeiro passo para encontrar alívio é visitar seu médico para obter um diagnóstico preciso.