O esquecimento pode ser irritante para um jovem, mas muitas vezes se torna assustador à medida que se envelhece. O esquecimento pode se originar de muitas causas, tanto físicas quanto psicológicas. Algumas causas são reversíveis, enquanto outras podem ser controladas com medicação. Por isso, torna-se importante para obter exames físicos regulares, a fim de detectar problemas precocemente.
Stressors psicológicos
O estresse excessivo prova uma causa comum de esquecimento. O aumento do estresse produz cortisol, que ao longo do tempo causa problemas com a memória. Os transtornos de ansiedade também aumentam a produção de cortisol. O Rutgers-Newark Memory Disorders Project explica que a depressão, outra doença mental, provoca o esquecimento, uma vez que prejudica as funções executivas do cérebro. Outros transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia, fuga dissociativa e transtorno bipolar, também podem causar esquecimento. O Instituto Nacional do Envelhecimento relata que os idosos geralmente têm mais dificuldade em se lembrar de novas informações. Isso pode se traduzir em esquecimento. Pode tornar-se natural precisar de mais tempo para lembrar um nome ou lembrar por que você fez um telefonema.
Efeitos colaterais de medicação
Muitos medicamentos podem causar perda de memória temporária ou permanente. Alguns culpados comuns incluem pílulas para dormir, medicamentos para o HIV, drogas psiquiátricas e medicamentos para pressão arterial. O propranolol é outra droga conhecida por causar esquecimento; na verdade, os médicos às vezes prescrevem para induzir a redução da memória após um evento catastrófico.
A deficiência cognitiva leve da Harvard Medical School descreve o comprometimento cognitivo leve (MCI) como uma condição menos grave do que a demência. Considerado mais do que o esquecimento normal, em alguns casos progride ao longo do tempo para a doença de Alzheimer ou outras formas de demência. Outros casos permanecem leves. Além do esquecimento, a pessoa com MCI pode ter maior dificuldade em resolver problemas, lembrar palavras e lembrar-se do que lhe foi dito.
Demência
A demência é um comprometimento grave, geralmente permanente, da memória que causa esquecimentos extremos. e dificuldades de linguagem. A capacidade de comunicar, raciocinar e usar o bom senso torna-se gravemente prejudicada. Os tipos de demência incluem a doença de Alzheimer, demência vascular, demência do corpo de Lewy e muitas demências menos conhecidas.
Outras causas relacionadas com o cérebro
O esquecimento pode resultar devido a um coágulo de sangue no cérebro, um tumor cerebral ou uma infecção cerebral. Um golpe na cabeça também pode causar essa condição. Danos cerebrais de décadas de alcoolismo ou abuso de drogas também prova responsável por alguns casos de esquecimento.
Outras causas médicas
Algumas pessoas com esquecimento aprendem resultados devido a uma deficiência de vitamina B-12. Insuficiência renal, problemas no fígado e hipotireoidismo também podem ser os culpados. Um baixo nível de oxigênio pode fazer com que uma pessoa se torne esquecida ou confusa.
, , ] ]