Como a armação de um carro, os ossos e os tecidos de conexão do seu sistema esquelético fornecem uma estrutura sólida para o seu corpo. Protege os órgãos internos e serve como ponto de fixação para os músculos, permitindo o movimento. Muitas doenças afetam o sistema esquelético, incluindo condições articulares, anormalidades ósseas estruturais, doenças infecciosas e tumores.
Distúrbios articulares
Seus ossos se cruzam nas articulações, que têm diferentes capacidades de movimento. As articulações mais móveis são revestidas com um tecido liso chamado cartilagem e contêm fluido para evitar o atrito ósseo-osso. Os distúrbios articulares são o principal tipo de doença do sistema esquelético. A osteoartrite é a forma mais comum, afetando pelo menos 27 milhões de americanos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. É causada pelo desgaste que corrói a cartilagem das articulações, causando rigidez e dor. A artrite reumatóide é uma doença autoimune na qual o corpo ataca erroneamente os tecidos articulares. A artrite psoriática ocorre em algumas pessoas com psoríase na pele. A gota é uma forma comum de artrite episódica, que ocorre quando cristais semelhantes a areia são depositados em uma ou mais articulações.
Distúrbios estruturais ósseos
Várias doenças podem afetar a estrutura óssea, deixando os ossos enfraquecidos e mais propensos a se romper. Na osteoporose, a doença óssea estrutural mais comum, os ossos são menos sólidos e mais frágeis que o normal. De acordo com o cirurgião geral dos EUA, 1,5 milhão de americanos mais velhos sofrem fraturas a cada ano devido à osteoporose. As pessoas com doença óssea de Paget têm ossos anormalmente grossos, mas são moles e propensos a quebrar devido à sua estrutura anormal. A deficiência de vitamina D também pode prejudicar a formação óssea normal, uma condição conhecida como raquitismo ou osteomalácia. A escoliose é um distúrbio esquelético comum, caracterizado pela curvatura anormal da coluna vertebral, embora os próprios ossos sejam normais.
Distúrbios infecciosos
O sistema esquelético pode ser afetado por doenças infecciosas. Osteomielite descreve uma infecção óssea, geralmente causada por bactérias. A artrite séptica é uma infecção articular, que também é tipicamente causada por bactérias, mas às vezes é causada por um vírus ou fungo. Certas infecções bacterianas do intestino ou sistema reprodutivo também podem afetar as articulações, uma condição conhecida como artrite reativa. A inflamação das articulações e a dor artrítica também são comuns em doenças infecciosas como a doença de Lyme, hepatite C crônica e mononucleose infecciosa.
Tumores
Tumores cancerosos e não cancerosos podem afetar os ossos e outros tecidos do sistema esquelético. Os tumores ósseos cancerígenos mais comuns são metastáticos. Esses tumores se originam de um câncer em outras partes do corpo - como mama, pulmão ou cólon - que se espalhou para os ossos. Os tumores cancerígenos que se originam de ossos são raros, com menos de 3.000 casos por ano nos Estados Unidos, de acordo com estatísticas de 2015 da American Cancer Society. Osteossarcoma é a forma mais comum de câncer ósseo, geralmente afetando os grandes ossos da perna ou do braço. Os tumores ósseos não cancerosos são mais comuns e geralmente afetam crianças e adultos jovens.