A artrite é uma doença que afeta o sistema músculo-esquelético, particularmente as articulações. Os tipos de artrite, como reumatóide e osteoartrite, afetam as articulações de maneiras diferentes. Os problemas artríticos incluem dor, rigidez, inflamação e danos à cartilagem, que podem causar fraqueza nas articulações, instabilidade e deformidades visíveis. Bons calçados para caminhada podem ajudar a aliviar os sintomas de artrite nos pés, diminuindo o risco de deformidades dolorosas nos pés, como joanetes e dedos de martelo. Embora os calçados adequados possam aliviar a dor da artrite, eles não devem ser vistos como um substituto para o tratamento da artrite.
Osteoartrite
A osteoartrite quebra a cartilagem óssea entre as articulações. À medida que a cartilagem se deteriora, os ossos expostos se esfregam uns contra os outros para que a articulação não funcione mais em um movimento suave. A osteoartrite pode causar dor e claudicação ao caminhar e subir e descer escadas. Em pacientes com osteoartrite, a cartilagem no pé perde a elasticidade e começa a ficar rígida. Logo, a cartilagem se desfaz totalmente do desgaste das articulações; inflamação, dor e inchaço se desenvolvem. O melhor sapato de caminhada para a osteoartrite inclui absorção de choque para minimizar a tensão na cartilagem e um bom suporte do arco para evitar que o pé se achate completamente e enfraqueça ainda mais a cartilagem. O sapato deve caber confortavelmente em torno do dedo do pé para minimizar os pontos de pressão e ser largo o suficiente para acomodar o inchaço. Considere um sapato elástico para uma mudança de tamanho e forma do pé devido ao inchaço excessivo.
Artrite Reumatóide
A artrite reumatóide é uma doença do sistema imunológico. O sistema imunológico ataca células saudáveis por engano, enchendo as articulações com fluido e causando dor e inflamação. Eventualmente, a cartilagem se desgasta e os ossos se desgastam, resultando em função e mobilidade limitadas. A artrite reumatóide pode causar grave inchaço, rigidez, dor no pé e pés chatos. Considere um sapato de caminhada com um fundo de balanço para reduzir o estresse para a bola do pé. Além disso, escolha um sapato com suporte de arco adequado e absorção de choque para minimizar mais danos, tensão articular e inflamação. Um sapato solto, particularmente em torno do dedão, aliviará os pontos de pressão. Para acomodar os dedos artríticos, escolha uma alça ajustável ou sapatos sem atacadores. Se uma ortopedia personalizada for prescrita, certifique-se de que os sapatos têm palmilhas removíveis e de profundidade extra para acomodá-la.
A artrite do joelho é a osteoartrite, que progressivamente causa a deterioração da articulação cartilagem. Um sapato de caminhada que reduz a carga nas articulações do joelho pode ajudar a aliviar a dor. De acordo com a Fundação Arthritis, os sapatos de caminhada planos e flexíveis criam menos tensão no joelho do que os sapatos de estabilidade, como os tamancos e as sapatilhas. Para joelhos com artrite, escolha um sapato flexível com um baixo calcanhar antiderrapante.
Dicas
Para um ajuste perfeito, compre sapatos para caminhada quando os pés estiverem inchados. Mova o pé para a frente do sapato e insira um dedo indicador atrás do calcanhar; se houver espaço suficiente para o seu dedo, o sapato se ajusta corretamente. Escolha um sapato com uma biqueira larga, porque uma biqueira estreita pode agravar deformidades ou inchaço dos dedos e causar dor adicional.
, , ] ]