A artrite descreve inflamação em uma articulação. Existem dezenas de tipos de artrite; todos causam dor, inchaço, calor, vermelhidão e redução do movimento nas articulações. Os medicamentos anti-inflamatórios são geralmente recomendados por médicos que tratam artrite, mas esses medicamentos têm efeitos colaterais, como irritação do estômago, danos nos rins ou sangramento gastrointestinal. Alguns pacientes com artrite hesitam em tomar medicamentos convencionais e podem recorrer a terapias alternativas, como a canela, embora esses remédios não sejam aprovados para o tratamento da artrite.
Efeitos diversos da canela
A canela é usada há séculos como um tempero e um agente medicinal. A pesquisa mostrou que a canela possui propriedades anti-inflamatórias, anti-microbianas, antioxidantes e anti-câncer. A canela tem demonstrado aliviar muitas das manifestações da síndrome metabólica, um fator de risco para diabetes e doenças cardíacas. De acordo com a edição de maio de 2010 da revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition, a canela pode até ser útil em distúrbios cerebrais, como a doença de Alzheimer e o derrame cerebral. Canela não foi aprovado para o tratamento de qualquer um desses distúrbios.
Canela e Inflamação
A artrite não é a única condição que é impulsionada pela inflamação. Doenças cardiovasculares, diabetes, demência de Alzheimer, câncer e muitas outras doenças crônicas são distúrbios inflamatórios. A inflamação é um processo complexo que envolve a produção de mensageiros químicos chamados citocinas e danos nos tecidos que resultam da atividade das células imunológicas. Um estudo de 2008 da “Bioresource Technology” demonstrou a capacidade do óleo de canela de suprimir a produção de citocinas inflamatórias por macrófagos, um tipo especial de célula imune. Da mesma forma, um estudo na edição de outubro de 2007 da "Biogerontologia" mostrou que extratos de casca de canela retardaram os processos celulares que contribuem para o envelhecimento e inflamação.
Canela e Artrite