A inflamação é a resposta do corpo a ferimentos ou infecções. Existem dois tipos de inflamação: aguda e crônica. A inflamação aguda é um componente normal e útil da resposta do corpo a uma lesão. É imediato e temporário. A inflamação crônica, por outro lado, é uma inflamação persistente que ficou fora de controle. Esta resposta inflamatória em curso provoca danos progressivos ao corpo que leva a uma variedade de doenças. Sinais de inflamação incluem vermelhidão no local da inflamação, inchaço das articulações, uma sensação de calor em as articulações, dor nas articulações e rigidez. Fadiga, febre, dores de cabeça e perda de apetite também podem ser sintomas de inflamação. Imobilidade e perda da função articular podem resultar de inflamação crônica.
Marcadores de inflamação podem ser detectados em exames de sangue. Proteína C-reativa é um dos principais marcadores. Os marcadores de sangue que indicam inflamação também ajudam a prever o risco de desenvolver certos tipos de doenças.
Causas
A inflamação pode ser causada por danos físicos a uma infecção conjunta ou viral ou bacteriana em uma articulação ou tecido do corpo. . O corpo responde a essas condições liberando glóbulos brancos que atacam o problema.
O estresse físico e psicológico agrava a inflamação porque os hormônios que o corpo libera quando você está estressado podem danificar seu sistema imunológico e inflamação é a resposta do corpo para esse dano. Um estudo da Universidade da Califórnia publicado em uma edição de 2008 da revista Biological Psychiatry descobriu que a falta de sono, muitas vezes causada por estresse, desencadeia uma resposta inflamatória em mulheres. Outros estudos descobriram que a solidão, a raiva e a hostilidade aumentam os marcadores sanguíneos da inflamação.
A doença que mais vem à mente com a menção da inflamação é a artrite. Outra condição associada à inflamação é a vasculite, uma inflamação dos vasos sanguíneos. Na verdade, qualquer condição médica que termina em "itis" está associada à inflamação.
Nos últimos anos, a pesquisa ligou a inflamação crônica a muitas outras condições médicas, incluindo doenças cardíacas e diabetes. Alguns dos sintomas associados a essas doenças, como colesterol alto, pressão alta e aterosclerose, também estão relacionados à inflamação crônica. A inflamação crônica também tem sido associada com a doença de Alzheimer, degeneração macular e certos tipos de câncer.
Tratamentos Fisioterapia e exercícios podem ajudar a manter a função das articulações. Os tratamentos térmicos são frequentemente usados para reduzir a inflamação, porque o calor traz mais sangue para a área afetada, reduzindo a dor e a rigidez.
Tratamentos médicos para reduzir a dor e a inflamação incluem medicamentos sem receita, como aspirina, ibuprofeno e naproxeno. e corticosteróides e outros medicamentos de prescrição.
Vários fatores de estilo de vida podem ter um efeito positivo sobre a inflamação. O conhecido estudo da Attica, da Universidade de Atenas, que vinculou a dieta mediterrânea a um menor risco de doença cardíaca, descobriu que essa dieta também reduz a inflamação. Um pequeno estudo na Escola de Medicina da Universidade Emory, em Atlanta, descobriu que a ioga reduziu os marcadores sanguíneos para a inflamação em pessoas com doenças cardíacas. E vários estudos, incluindo pesquisas relatadas em 2009 pela Universidade Loma Linda na Califórnia, mostraram novamente a importância do senso de humor: pacientes com diabetes que viam 30 minutos de conteúdo humorístico todos os dias além de tomarem seus medicamentos padrão tinham níveis muito mais baixos de proteína C-reativa do que aqueles que tomavam apenas medicamentos padrão.