A osteoartrite, também conhecida como doença articular degenerativa, causa a quebra das articulações no corpo. Para muitas pessoas, a doença progride ao longo do tempo para afetar várias articulações de uma só vez. A Arthritis Foundation estima que a osteoartrite afeta 33 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Embora existam tratamentos para reduzir a dor e retardar a progressão da doença, não há cura. Ao longo do tempo, os efeitos da osteoartrite podem ser graves o suficiente para interferir na vida cotidiana e nas atividades físicas.
Dano Articular
A cartilagem é um tecido firme e elástico que preenche o espaço entre as extremidades ósseas que formam uma articulação. Este tecido permite que os ossos das articulações deslizem durante o movimento e evita que os ossos se esfreguem e se desgastem. A osteoartrite causa a quebra da cartilagem e comumente afeta as articulações das mãos, punhos, joelhos, quadris e coluna. A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos explica que sem cartilagem para preenchimento, os ossos das articulações se esfregam diretamente um contra o outro, fazendo com que as extremidades ósseas fiquem ásperas e danificadas.
Com o tempo, nódulos ou inchaços podem se formar nas articulações afetadas por osteoartrite que dificulta o movimento. Pequenos pedaços de extremidades ósseas podem se quebrar e se entrelaçar nas articulações afetadas, e as articulações podem se tornar extremamente fracas e difíceis de se mover. Uma articulação pode perder sua forma original à medida que as extremidades ósseas continuam a se desgastar, causando desfiguração da articulação e redução da função.
Dor
A dor é comum na osteoartrite. Articulações sem cartilagem para preenchê-las ficam inflamadas e doloridas. Um movimento básico, como flexionar os dedos para pegar um item, pode trazer dor e dificultar o movimento. A dor pode piorar de manhã e o exercício físico vigoroso pode piorar a dor.
Para alguns, a dor nas articulações começa de forma leve e progride à medida que a doença se agrava. Algumas pessoas, no entanto, podem ter dor constante, latejante ou persistente em articulações afetadas pela osteoartrite. Deficiência De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, a osteoartrite é uma das principais causas de incapacidade física entre os adultos. A osteoartrite é uma doença progressiva, o que significa que irá piorar lentamente ao longo do tempo. Aqueles que desenvolvem osteoartrite severa provavelmente experimentarão incapacidade física ou limitações, à medida que as articulações do corpo começam a trabalhar de forma menos eficaz.