Sintomas comuns
Os sintomas mais comuns de JRA estão relacionados com as articulações: inflamação, contratura, danos e alterações no crescimento. Rigidez articular ao despertar, dor nas articulações, amplitude limitada de movimento, fraqueza muscular e dor nas costas são comuns, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. As articulações podem estar quentes, inchadas ou vermelhas. Uma criança pode coxear, parecer mais desajeitada ou parar de usar um membro afetado. O número de juntas envolvidas define dois tipos de JRA. A ARJ poliarticular envolve cinco ou mais articulações, frequentemente em ambos os lados do corpo, incluindo as articulações das extremidades, mandíbula, dedos, mãos e pescoço. A ARJ Pauciarticular envolve quatro ou menos articulações, geralmente quadril, joelho, cotovelo ou tornozelo, e muitas vezes em apenas um lado do corpo, de acordo com a Fundação Artrite.
Sintomas Sistêmicos
Crianças com ARJ sistêmica, o tipo menos comum, tem febre e erupções cutâneas, além de inchaço nas articulações ou dor. As febres geralmente são altas, até 103 graus, e as erupções cutâneas envolvem o tronco e extremidades, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Algumas crianças com artrite poliarticular também têm sintomas sistêmicos, de acordo com a Arthritis Foundation, incluindo febres de baixo grau e anemia - baixa contagem de glóbulos vermelhos.
Sintomas dos olhos
Crianças com JRA pauciarticular podem se queixar de olhos vermelhos , dor nos olhos, fotofobia - dor ao olhar para a luz - e alterações na visão, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Os pacientes também podem ter inflamação dos olhos, chamada uveíte.
Envolvimento de órgãos
A ARJ sistêmica, anteriormente conhecida como doença de Still, causa inflamação e aumento do fígado, baço e nódulos linfáticos. Em alguns casos, a Arthritis Foundation, o revestimento do coração ou dos pulmões também pode ficar inflamado. Menos freqüentemente, crianças com ARJ poliarticular podem ter envolvimento de órgãos.
Diagnóstico
O diagnóstico geralmente depende de uma história médica e exame físico. Embora não haja um único teste diagnóstico disponível para artrite reumatóide juvenil, raios-X são usados para detectar danos nas articulações e exames de sangue podem ajudar a descartar outras doenças.