Muitas pessoas consideram estar fora do ar devido ao esforço físico uma parte normal de serem ativas, mas, se os sintomas estão causando aflição, a asma provavelmente é a culpada. A asma geralmente é desencadeada pela atividade física, mas os alérgenos também podem desencadear sintomas de asma. Sempre consulte o seu médico para um bom diagnóstico e tratamento.
Se você tem asma, tosse e sensação de fôlego são sintomas comuns durante ou após o esforço físico. Aperto no peito, chiado e dor no peito também estão presentes durante os ataques. Se os seus sintomas são causados por atividade física, eles são notados alguns minutos depois de você começar a se exercitar ou dentro de 10 minutos de descanso do exercício. Se as alergias estão provocando asma, corrimento nasal, coceira nos olhos e dor de garganta, muitas vezes estão presentes.
A asma é uma desordem inflamatória das vias aéreas que faz com que suas vias aéreas encolher e produzir excesso de muco quando um gatilho está presente, dificultando a respiração. Alérgenos comuns que desencadeiam sintomas de asma são pólen, mofo, poeira e pêlos de animais. Se você se exercitar em um local onde esses gatilhos estejam presentes, você provavelmente terá dificuldade em recuperar o fôlego. Se a sua asma é desencadeada diretamente pela atividade física, os sintomas provavelmente ocorrerão em um clima frio e seco, como ao ar livre durante o inverno ou no outono. O exercício tende a fazer você respirar pela boca, então uma grande quantidade de ar que é mais frio que o ar em seus pulmões é forçada pelas vias aéreas, causando a resposta inflamatória. Os sintomas de asma tendem a ser piores se você estiver acima do peso e fora de forma.
Uma vez que seu médico tenha diagnosticado a causa, um plano de tratamento é estabelecido. Se o exercício for a única causa da sua falta de ar, um inalador beta-agonista de curta duração é prescrito para que você possa tomar algumas baforadas pouco antes de se exercitar e ter suas vias aéreas abertas por várias horas. Os inaladores beta-agonistas de ação curta também podem ser usados durante um ataque de asma. Se você tem asma desencadeada por outras causas, opções de controle a longo prazo, como inaladores agonistas beta de ação prolongada, esteroides, modificadores de leucotrienos ou estabilizadores de mastócitos são prescritos para serem tomados diariamente. Se alergias desencadear seus sintomas de asma, omalizumab, anti-histamínicos ou injeções de imunoterapia são tratamentos comuns.
Prevenção
Uma vez que o médico criou um plano de tratamento, cumpri-lo e tomar seus medicamentos como prescrito. Se um alérgeno estiver causando o sintoma, encontre formas de eliminar ou reduzir sua exposição ao alérgeno. Mantenha sua casa limpa e os níveis de umidade baixos para reduzir o mofo, evite a fumaça do cigarro e permaneça dentro de casa se a contagem de pólen for alta. Se o exercício causar os sintomas, aqueça e deixe esfriar por 15 minutos antes e depois do exercício. Se você se exercitar ao ar livre em dias frios, use um lenço sobre o nariz e a boca. Sempre respire pelo nariz enquanto se exercita desde que seu nariz aquece, filtra e hidrata o ar que entra nos pulmões. Se você continuar a ter dificuldades em recuperar o fôlego, considere alterar sua rotina de exercícios. A natação proporciona ar quente e úmido durante o esforço físico que pode reduzir seus sintomas. Não evite exercícios, pois perder peso e aumentar a resistência podem ajudar a reduzir a falta de ar durante o esforço físico.