A irritação do peito causada por alergias pode se manifestar de várias maneiras, desde tosse e chiado até aperto no peito e falta de ar. As alergias acontecem quando o sistema imunológico produz anticorpos que identificam uma substância estranha como algo prejudicial - mesmo quando não é - que sinaliza ao organismo para liberar substâncias químicas chamadas histaminas que podem irritar o tórax. Vários tipos de alergias transmitidas pelo ar geralmente levam as pessoas a sofrer de alguma forma de irritação no peito. Pólen produzido por plantas pode desencadear alergias que irritam o tórax após as pessoas respirarem o pólen do ar exterior. Pessoas com alergias ao pólen podem minimizar sua exposição ao pólen para tentar reduzir a irritação no peito que sentem quando encontram pólen. A Clínica Mayo recomenda evitar atividades ao ar livre e fechar janelas e portas durante períodos em que a contagem de pólen é alta, usar máscara contra poeira ao realizar atividades externas, remover roupas e tomar banho depois de retornar para dentro de casa e usar um sistema de ar condicionado para filtrar algum pólen fora do ar que circula em casa.
Alergias a ácaros da poeira Alergias a ácaros também podem causar irritação no peito. Os ácaros são insetos microscópicos relacionados a aranhas que gostam de comer flocos de pele humana que são derramados e presos em locais como carpetes, roupas de cama e móveis estofados. Quando as pessoas inalam ácaros, segundo a Clínica Mayo, as vias aéreas em seus pulmões podem ficar inflamadas, constringidas ou ambas. Assim, a Clínica Mayo sugere que as pessoas que sofrem irritação no peito dos ácaros tentam reduzir a quantidade de ácaros em suas casas lavando roupas de cama, como lençóis e fronhas em água quente toda semana, envolvendo travesseiros e colchões em vinil ou tecidos apertados que bloqueie os ácaros de poeira de acessá-los, limpar e aspirar regularmente e manter a umidade da casa entre 30 e 50%.
Alergias para Animais de Estimação
Animais de estimação podem trazer muita alegria para a vida de seus donos, mas podem também traz sintomas de irritação no peito, como dificuldade para respirar para aqueles que são alérgicos a eles. As pessoas podem sofrer reações alérgicas a substâncias no cabelo, na saliva, na urina e no pêlo da pele de seus animais de estimação, relata a Mayo Clinic. Animais de estimação com pêlo - como cães, gatos, coelhos e roedores, como cobaias e hamsters - têm mais chances de provocar alergias que podem causar irritação no peito, segundo a Mayo Clinic. Assim, pessoas com alergias a animais podem considerar outros tipos de animais de estimação, como pássaros e peixes.