Embolia pulmonar
Gravidez e controle de natalidade hormonal colocam as mulheres em risco aumentado de desenvolver trombose venosa profunda, condição que ocorre quando um coágulo de sangue se forma nas veias profundas do seu corpo, como as pernas. Outras condições que podem causar trombose venosa profunda - TVP - incluem terapia de reposição hormonal, falta de exercícios regulares, tabagismo, viagens de longa distância, repouso no leito e longas cirurgias. Se o coágulo se soltar, ele pode viajar para os pulmões e causar uma condição com risco de vida, conhecida como embolia pulmonar, ou um ataque cardíaco ou derrame.
Sintomas adicionais
O exercício não causa uma veia profunda trombose e embolia pulmonar, embora possa exacerbar os sintomas e torná-los mais óbvios. Apenas metade das pessoas que sofrem de trombose venosa profunda apresentam sintomas típicos, de acordo com a Vascular Disease Foundation. Os sintomas mais comuns da TVP incluem dor e inchaço de uma perna, dor ou sensibilidade na virilha ou no músculo da panturrilha e plenitude das veias logo abaixo da pele. Se progredir para embolia pulmonar, você poderá sentir falta de ar súbita e grave, além de dor torácica aguda. A dor no peito e falta de ar não desaparecem quando você para de se exercitar.
Se você tem trombose venosa profunda, mas não uma embolia pulmonar, seu tratamento deve se concentrar em parar o coágulo de ficar maior e prevenir uma recorrência. Seu médico pode prescrever medicamentos para diluir o sangue, que você provavelmente precisará tomar por três meses ou mais. Você também pode precisar usar meias de compressão, que gentilmente apertar suas pernas, para manter o sangue fluindo de forma mais eficaz através de suas veias. Para evitar complicações graves ou morte, os médicos tratam uma embolia pulmonar imediatamente com medicamentos anticoagulantes, incluindo anticoagulantes e dissolventes de coágulos. Os dissolventes de coágulo têm um risco aumentado de sangramento excessivo, por isso os médicos só os utilizam em situações de risco de vida. Se esses medicamentos não funcionarem, ou se o coágulo for especialmente grande, os médicos podem precisar remover cirurgicamente o coágulo.
Prevenção /Solução
O exercício físico regular, especialmente durante a gravidez e a meia-idade, pode ajudar a diminuir suas chances de desenvolver DVT. As mulheres devem evitar fumar, especialmente durante pílulas anticoncepcionais hormonais ou terapia de reposição hormonal, e manter um peso saudável. Consulte o seu médico para um exame anual de mulheres saudáveis para garantir que seus medicamentos e tratamentos permaneçam seguros e adequados.